Artigo cientifico Projeto de sinalização da Av. Paulista
Por: jeniferalbu • 11/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.847 Palavras (8 Páginas) • 365 Visualizações
Universidade anhembi morumbi
Jenifer de A. Ribeiro
Matheus Brandão
projeto interdisciplinar: sinalização DA AVENIDA Paulista– ESPORTE,
LAZER & ÁREAS VERDES
São Paulo
2014
Jenifer de A. Ribeiro
Matheus Brandão
projeto interdisciplinar: ARTIGO CIENTÍFICO – sinalização DA AVENIDA Paulista
Trabalho apresentado como exigência parcial para a disciplina Projeto Interdisciplinar, do curso Design Gráfico da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação do Prof Claudio Ferlauto.
São Paulo
2014
Índice
05 Resumo
05 Abstract
06 Pesquisa Referencial
08 Objeto de Estudo
09 Conceito e Estratégia de comunicação
09 Conclusão
10 Referências Bibliográficas
Resumo
A Avenida Paulista representa o coração comercial da cidade de São Paulo, ela reúne todos os dias centenas de pessoas com diferentes objetivos, dos mais diferentes públicos, desde os trabalhadores e moradores da avenida até os turistas. A Avenida é também palco de manifestações populares, culturais e religiosas, como a parada gay, a marcha para Jesus, a corrida de São Silvestre e as grandes manifestações populares que segundo a imprensa paulistana somaram aproximadamente Quatro milhões de manifestantes na Avenida Paulista. Ou seja, é um ponto referência para as massas.
A Sinalização atual da Avenida Paulista foi criada por Cauduro Martino Arq. Associados, a mais de 30 anos atrás. O sistema que foi elaborado e implantado em menos de quatro meses (tempo recorde), é constituído basicamente pelo uso dos postes múltiplos, que contém várias informações, porém é voltado para os motoristas, já a sinalização para pedestres é praticamente inexistente.
Abstract
Um ícone da cidade de São Paulo como a Avenida Paulista que recebe centenas de pessoas todos os dias entre eles moradores e turistas, requer uma atenção especial na sinalização para o público. Atualmente a densidade do fluxo de pessoas e o sistema de informação atual dificulta a transmissão e recepção das informações para o público. Um projeto de um novo sistema de sinalização que tem como foco dividir e direcionar o público para seu respectivo destino mais rapidamente diminuiria o acúmulo de pessoas em busca de informação, e consequentemente aliviaria a densidade do fluxo de pessoas.
O principal objetivo desse projeto é otimizar o tempo do usuário da avenida minimizando o tempo por busca de informações, e por sua vez estimulando a população a explorarem o que a avenida tem de melhor para oferecer.
Para isso dividimos os possíveis destinos em três setores, o setor de esportes, o setor de lazer, e o setor de áreas verdes. Cada um com sua respectiva cor, para que haja uma rápida e fácil diferenciação dos destinos.
Pesquisa Referencial
A Avenida Paulista é um dos bairros mais importantes da cidade de São Paulo, com 2.700 m, ela tem início na praça Oswaldo Cruz e termina na praça Marechal Cordeiro de Farias . Está localizada no limite entre as zonas Centro-Sul, Central e Oeste, e é em uma das regiões mais elevadas da cidade, chamada de Espigão Paulista
Considerada um dos principais centros financeiros da cidade, assim como também um dos seus pontos turísticos mais característicos, a avenida revela sua importância não só como pólo econômico, mas também como centralidade cultural e de entretenimento. Devido à grande quantidade de sedes de empresas,bancos, consulados, hotéis, hospitais, como o tradicional Hospital Santa Catarina e instituições científicas, como o Instituto Pasteur, culturais, como o MASP e educacionais, como os tradicionais Colégio São Luís e a Escola Estadual Rodrigues Alves. Movimentam-se diariamente pela avenida Paulista milhares de pessoas oriundas de todas as regiões da cidade e de fora dela. Além disso,a avenida é um importante eixo viário da cidade ligando importantes avenidas como a Dr. Arnaldo, a Rebouças, a 9 de Julho, a Brigadeiro Luís Antônio, a 23 de Maio, a rua da Consolação e a Avenida Angélica.
Quando foi inaugurada, em 8 de dezembro de 1891, a Avenida Paulista não tinha ainda uma única construção. Era a avenida mais larga e imponente da cidade e a primeira inteiramente planejada e destinada a um fim específico: ser elegante. E mantém esta qualidade até os dias de hoje.
A criação da Paulista partiu da ideia de se formar um eixo sofisticado, voltado para a burguesia endinheirada da cidade, capaz de enfrentar os altos preços dos terrenos e das construções. São Paulo já contava com cem mil habitantes. O idealizador foi Joaquim Eugênio de Lima, um uruguaio, formado em agronomia na Alemanha, residente em São Paulo e casado com uma brasileira. O lugar escolhido foi o chamado espigão central, que corre na direção do morro do Jaraguá, e com boa parte recoberta por mata virgem, o Caaguaçú.
após sua implantação, o projeto de identidade da Avenida Paulista continua moderno e elegante,claro e objetivo, mesmo após a instalação da nova iluminação que quase não conversa com o projeto de identidade original
‘’Na avenida Paulista, havia a idéia de fazer um suporte que pudesse conter, ordenados, todos esses elementos. Disso surgiu o poste de uso múltiplo. Esse poste tem 7,20 metros de altura. Até 2,50 metros há informações para pedestres; entre 2,50 e 3,50 metros, as informações para média distância. Acima disso, estão as de longa distância. No caso da Paulista, era a primeira vez que se fazia uma pista única de ônibus, removendo toda a área de estacionamento. Por isso era muito importante dar informação a média e longa distância. A escrita vertical nesses postes possibilita mais informações no mínimo de espaço.’’
...