Pesquise Sobre Os Profissionais Envolvidos Na Obra Da Construção Civil E Discrimine As Atividades Do: Arquiteto, Engenheiro Civil, Supervisor De Obras E Empreiteiro.
Exames: Pesquise Sobre Os Profissionais Envolvidos Na Obra Da Construção Civil E Discrimine As Atividades Do: Arquiteto, Engenheiro Civil, Supervisor De Obras E Empreiteiro.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: loz19753327 • 29/12/2014 • 982 Palavras (4 Páginas) • 1.695 Visualizações
TRABALHO
disciplina Planejamento e Organização de Obra Civil I do curso de
TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
Arquiteto:
O trabalho do arquiteto pode se iniciar já na escolha do terreno para a implantação do projeto, com parecer sobre localização, legislações edílicas e urbanas, aspectos ambientais e topográficos, entre outras, que possibilitem analises preliminares de viabilidade do projeto.
A seguir, existe uma etapa de montagem e aferição de programa preliminar a ser desenvolvido, juntamente com o cliente, e o estudo da legislação incidente no terreno e na edificação, com esses dados e a definição do terreno inicia-se a fase do projeto, com as seguintes etapas, estudo Preliminar
Estudo do problema para determinação da viabilidade de um programa e do partido a ser adotado, anteprojeto ou Projeto Pré Executivo
Solução Geral do problema com a definição do partido adotado, da concepção estrutural e das instalações em geral possibilitando clara compreensão da obra a ser executada, Projeto Legal desenhos e textos exigidos por leis, decretos, portarias ou normas e relativos aos diversos órgãos públicos ou concessionárias, os quais o projeto legal deve ser submetido para análise e aprovação, Projeto Básico (opcional) Solução intermediário do Projeto Executivo Final, que contém representação e informações técnicas da edificação que possibilitem uma avaliação de custo, já compatibilizadas com os projetos das demais atividades projetuais complementares, Projeto Executivo Final Solução definitiva do Anteprojeto, representada em plantas, cortes, elevações especificações e memoriais de todos os pormenores de que se constitui a obra a ser executada: determinação da distribuição dos elementos do sistema estrutural e dos pontos de distribuição das redes hidráulicas, sanitárias, telefônicas, ar condicionado, elevadores e de informática. Coordenação, a coordenação e orientação geral dos cálculos complementares ao projeto arquitetônico tais como: calculo de estrutura, das instalações hidráulicas, elétricas e sanitárias, das instalações elétricas, telefônicas e de informática, caberão sempre ao arquiteto o qual, a seu critério, poderá indicar profissionais legalmente habilitados para sua execução. Paralelo a todas essas fases, poderá também ser desenvolvido o projeto paisagístico.
O arquiteto também pode acompanhar a execução da obra através de várias maneiras: desde simplesmente como fiscalizador da execução, até ser responsável por todas etapas da execução, desde a compra do material, até a finalização da obra.
O arquiteto também pode ser contratado para uma etapa seguinte à obra executada, que é o de desenvolvimento do projeto de arquitetura de interiores, que, nas mesmas fases anteriores, aborda todo tratamento e mobiliário do interior da edificação.
Engenheiro civil:
O engenheiro de obras é o paizão do canteiro. Amigo de sua equipe, tem ainda jogo de cintura para negociar com os fornecedores e está sempre disposto a ensinar a mão de obra. Mas também está ali para fiscalizar tarefas, cobrar prazos e a qualidade final do produto. Quando a coisa aperta, é rígido. Exige resultados, em nome do cliente e dos acionistas. Vê a obra como um negócio, mas seu maior prazer é transformar o desenho em edifício. Seu uniforme é capacete, camiseta ou blusa de botão, calça jeans e bota. Mas quando vai a reuniões com a diretoria, pode trocar o uniforme por terno e gravata. Empunha um celular e um rádio para se comunicar rapidamente. Traça cronogramas e planilhas no computador pessoal instalado no escritório do canteiro.
É quem define o projeto da casa. O ideal e procurar um antes de iniciar o processo, ou seja, antes da compra do terreno ou de um imóvel antigo. Após consultar os clientes sobre suas necessidades, estilo de construção, materiais que serão utilizados e dinheiro disponível, o engenheiro fará as plantas baixas, perspectivas e o projeto executivo da obra. Esse profissional pode fazer a supervisão, planejamento, projetos, desenhos técnicos, estudo da viabilidade técnico-econômica da obra, vistoria, perícia, padronização, mensuração, controle de qualidade, assim como a fiscalização da construção. O profissional pode ou não ser o responsável técnico pela execução da obra. Tudo deve ser previamente estabelecido em contrato.
...