As Crianças Como Participantes
Pesquisas Acadêmicas: As Crianças Como Participantes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fsbandeira • 19/3/2015 • 316 Palavras (2 Páginas) • 167 Visualizações
Leiam o texto abaixo extraído de: KINNEY, Linda; WHARTON, Pat. Tornando visível a aprendizagem das crianças. Porto Alegre:
Artmed, 2009, p. 23.
“AS CRIANÇAS COMO PARTICIPANTES
Encorajar a escolha contribui para a participação das crianças na prática, pois esta
oferece, em particular, oportunidades para a independência e interdependência; oferece
tempo para pensar, para interagir, para se relacionar e para estabelecer conexões. Isto
significa reconhecer que uma ampla série de oportunidades e experiências devem estar
disponíveis para apoiar a participação das crianças e para auxiliar as maneiras como elas
aprendem e se envolvem umas com as outras e com os adultos.”
Escrevam um texto que relacione as disciplinas estudadas neste bimestre com o trecho acima.
RESPOSTA ESPERADA
A participação infantil é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Ela contribui para sua formação, desenvolvem valores, habilidades, processo de socialização, facilita a convivência entre pais e filhos e promove o desenvolvimento de sua consciência coletiva.
Hoje existem ainda alguns obstáculos que podemos encontrar para implantarmos a participação infantil. Pois a sociedade enxerga a criança apenas como um recebedor passivo de conhecimentos dos adultos. Não são capazes de poder de decisão, seja na escola, família ou comunidade.
Nas disciplinas estudadas neste bimestre podemos aprender a encorajar, estimular e permitir que elas mostrem suas opiniões referente aos assuntos relacionados a elas mesmas. Isso na pratica significa que devemos escuta-los e mais que isso, devemos considerar suas opiniões, deixa-los expressar seus sentimentos, expectativas e emoções. Desta forma podemos ter capacidade de expressão de sentimentos, ajudar na autoestima, autonomia e segurança nas habilidades sociais. Melhoram nas relações inter-pessoais, dando espaço ao dialogo com adultos, aguçando a percepção da realidade e senso critico. Fortalece o a responsabilidade e cumprimento das regras de convivência fora e dentro de casa.
Devemos criar condições para ampliar a presença dos pequenos nas organizações e instituições comunitárias, forma-los para o exercício da liderança e cidadania. Contribuir para os mecanismos a garantir que as crianças sejam ouvidas e suas opiniões consideradas.
...