As Madeiras
Por: Raquel Araújo • 4/11/2017 • Projeto de pesquisa • 1.924 Palavras (8 Páginas) • 304 Visualizações
As Madeiras[pic 1]
Trabalho realizado por:
Ana Sousa nº2
Ana Carvalho nº3
João Brardo nº14
Júlia Caseiro nº16
Raquel Araújo nº25
Indice:
Introdução..………………………..3
Desenvolvimento………………..…4-10
Conclusão……………………………11
Bibliografia………………………...12
Introdução
Neste trabalho o nosso grupo irá falar sobre a madeira, a sua definição e a sua aplicação.
Desenvolvimento:
Madeiras
Madeira é a matéria fibrosa, de natureza celulósica, que construi o troco, os ramos e as raízes das árvores. O tronco arbóreo compõem-se de duas porções fundamentais, uma vida e externa, o alburno, outra morta e interna, o cerne, muito mais procurado que o alburno, para os trabalhos de carpintaria e marcenaria, pela sua resistência, durabilidade e beleza.
Pelas suas características de resistência, durabilidade, extração e facilidade em ser trabalhada, a madeira é aplicada na construção civil, no fabrico de mobiliário, nos transportes, nas embalagens ou nos revestimentos e representa uma parcela importante na economia de alguns países.
De acordo com o clima e a natureza dos solos , assim existem árvores especificas de cada região que nos fornecem madeiras diferentes e que podemos dividir em dois grupos grandes grupos:
RESINOSAS OU CONÍFERA- são árvores que possuem resina e frutos em forma de cone ou pinha, são propiás dos climas frios e temperadas o seu fuste é alto e as folhas compridas e estreitas, a madeira que nos fornece e caracterizada pela sua leveza e pela facilidade em serem trabalhadas.
FOLHOSAS OU DE FOLHA CADUCA- são arvores próprias dos climas temperados e tropicais, atingem grande porte com tronco ovoide, possuem folhas largas e nervuradas. Apresentam uma estrutura mais complexa d que as resinosas e fornecem-nos madeira muito diversificadas pois existem mais de mi e quinhentas variedades.
Estrutura da madeira- Se realizarmos um corte transversal num tronco de árvore, podemos facilmente observar que este é formado por vários anéis circulares concêntricos, que correspondem ao crescimento da árvore e que organizam a sua estrutura:
- Casca- responsável pela proteção do tronco, é a sua parte exterior.[pic 2]
- Câmbio- responsável pelo crescimento do tronco, dando origem ao seu desenvolvimento.
- Borne- é a zona mais clara que transporta a seiva bruta das raízes para as folhas.
- Cerne- é a parte mais escura da madeira e a que lhe dá mais resistência.
- Medula- corresponde ao tecido mole e esponjoso na parte centra do tronco.
PAG.2
Algumas das madeiras mais utilizadas:
Castanho- dura e leve muito durável a sua madeira e castanho-clara, textura uniforme, fácil de trabalhar usa-se para a marcenaria, tanoaria, carpintaria, decoração.
Carvalho- dura, moderadamente pesada, muito durável a madeira é acastanhada, textura não uniforme, fácil de trabalhar usa-se um tanoaria, marcenaria fabrico de tacos.~
Pinho- moderadamente dura, moderadamente pesada pouco durável a madeira é amarelo-clara, textura grosseira, fácil de trabalhar usa-se em carpintaria, mercenária, construção civil, fabrico de aglomerados
Cabala- Angola e moçambique- moderadamente dura, pesada, densa, durável, resistente ao choque a madeira é amarelo-dourada e acastanhada, textura fina e com fio revesso, fácil de trabalhar usa-se em mercenária, carpintaria.
Sucupira- brasil- muito dura muito pesada durável a madeira é castanha com laivos e clara textura grosseira com fios reversos difícil de trabalhar usa-se em marcenaria carpintaria
Tola branca- angola- moderadamente dura, leve, boa resistência mecânica a madeira é amarelo-pálida, textura fina e uniforme, fácil de trabalhar usa-se na construção civil, revestimentos interiores, fabrico de contrapacados.
Algumas da características das madeiras:
- Cor
- Brilho
- Textura
- Densidade
- Resistência Mecânica
- Dureza
- Retractilidade
TIPOS DE MADEIRAS[pic 3]
... Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com
|