As Metodologias Ativas Aplicadas no Contexto da Educação Infantil
Por: Fabianasantos076 • 4/10/2022 • Trabalho acadêmico • 1.498 Palavras (6 Páginas) • 178 Visualizações
UNOPAR
Sistema de Ensino A DISTÂNCIA
PEDAGOGIA EAD
[pic 1][pic 2]
Cidade
2020
Cidade
2020
Cidade
VOTORANTIM
2022
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
Elabore um texto breve que apresente o tema de sua pesquisa, o qual deve INTRODUÇÃO
O seguinte trabalho tem como tema as Metodologias Ativas Aplicadas no Contexto da Educação Infantil, tendo como centro os jogos matemáticos. O Brasil é um país onde a educação , na maioria onde a maioria dos estudantes possuem entre 4 e 17 anos e 11 meses, matriculados em escolas regulares. Entretanto, podem-se identificar a existencia de políticas direcionadas ao aumento de educandos na rede, porém , pouco esforço para o aumento na qualidade de ensino que é disponibilizado.
O País se posiciona dentre as últimas no hancking de ensino de Lingua Portuguesa e matemática, salientando o insucesso educacional do sistema de ensino Nacional. Dados tão preocupantes claramente precisam de intervenções estratégicasfocadas na mudança desta realidade. Dessa maneira, se faz de extrema necessidade e prioridade a implementação de um trabalho direcionado para educação infantil, e dessa maneira o educando seja estimulado desde a primeira etapa da sua vida educacional ao prazer por desenvolver seu conhecimento.
Par4a tanto, as aulas precisam ser prazerosas, potencializadoras e dinâmicas, lançandomão de tecnologias ativas. Incentivar o interesse do aluno desde o início da vida educacional é relavante para toda vida institucional educativa haja seu engajamento, desenvolvendo o aprendizado e o potencial de suas habilidades. Então,o profissional da educação infantil precisa se manter atualizado, dinâmico e comprometido, e sendo criativo na busca de metodologias inovadoras e direcionadas ao contexto e necessidade atual.Para o ensino matemático, e de todas as outras disciplinas devem ser repletos de significado e dinamismo, sendo levado em conta o cotidiano do aluno, os métodos conteudistas de numeros, sistemas de memorização, quadro e giz, metodos tradicionais e fragmentados ficaram de certo modo, obsoletos perante as transformações ocorridas no contexto educacional e a intauração de um novo posicionamento do professor é indispensável e urgente.
Os discentes da atualidade é diferenciado em relação aos alunos das décadas de 80 e 90, por exemplo. Dia a dia as crianças tem se desenvolvido de maneira mais criativan dinâmica e inseridas aos meios tecnológicos e desta forma, os meios tradicionais já não despertam o mesmo interesse a esse público versátil e sedentos por informação.
As diretrizes educacionais atuantes no novo senárioseguem diretamente ao encontro dos novos estudantes, por isso professores devem ultrapassar as barreiras da pedagogia tradicional e trabalhar com metodos alinhados à nova demanda pedagógica.
OBJETIVO GERAL
Tornar o ensino da Matemática mais lúdico, didático, dinâmico e prazeroso, capaz de despertar no aluno de educação infantil o tnteresse e prazer por esta disciplina que a tempos tem sido vista como chata, dificil e temida por toda trajetória escolar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Apresentar maneiras de despertar o interesse do educando pelo universo matemático;
• Demonstrar como as metodologias ativas podem tornar o ensino da matemática lúdico, prazeroso e dinâmico, contribuindo com o ensino desta disciplina;
• Estimular o raciocínio lógico e matemático do educando desde a primeira etapa do ensino, rompendo com tabus e preconceitos relacionados à disciplina;
• Aproximar o educando da matemática de maneira simples e lúdica, estimulando suas potencialidades e habilidades, de modo que o ensino da matemática possa ser vislumbrado sob uma ótica inovadora, como algo contextualizado, presente no cotidiano dos educandos, relevando a importância de aprender este conteúdo.
• Atribuir à matemática sua verdadeira função social, apresentando-a de maneira contextualizada e lúdica, despertando o interesse do educando, demonstrando o quanto pode ser divertido aprender matemática
PROBLEMÁTIZAÇÃO
O ensino da matemática é desafiador ao professor , de forma que os educandos muitas vezes temem o mundo dos números e cálculos e essa aversão é agravada pela metodologia aplicada em sala. Muitos docentes lançam mão de práticas relacionadas à tradicional escola, onde o processo ensino/aprendizagem era desenvolvido mediante padrões de repetição no propósito de memorização de conteúdo por parte dos alunos, isso tornava a aula sem atrativos tanto para alunos como para professores.
Na educação infantil, a organização dos conteúdos não é feita por área de conhecimento como nas demais etapas. Os conteúdos são organizados mediante os campos de experiências, mas isso não significa que a matéria não está presente no dia a dia dos alunos. Analizando as habilidades propostas pela BNCC- Base Nacional Comum Curricular para a educação infantil, pode se notar variadas habilidades que mencionam o raciocínio lógico e a matemática.
Desde muito cedo, os alunos são postas em contato com o mundo matemático, os numeros são parte da vida de todo ser humano, mesmo em momentos anteriores ao seu nascimento, de modo explícito ou implícito.
A compreensão da matemática está diretamente relacionada a compreensão do seu meio, por isso, é algo que se faz de fundamental importância para o ser humano. Deste modo , podemos questionar como desenvolver um ensino lúdico, dinâmico e contextualizado da matemática na educação infantil? Qual a relevância que essa matéria tem para esta etapa de ensino?
Diante da presença na vida da população, o ensino matemático não deve ser aplicado de forma mecânica, ao contrário, deve ser feito atravéz de metodologias dinâmicas e significativas, incentivando um processo de ensino/aprendizagem lúdico e eficiente.. dessa forma p professor, ao desempenhar suas atribuições deve ter um olhar atento e direcionado ao ensino da matemática alicerçado à nova pedagogia, no entanto o professor deve ter um amplo conhecimento para não se equivocae em suas escolhas e objetivos.
...