As Questões de BernoulIl
Por: blood RS • 7/7/2023 • Relatório de pesquisa • 654 Palavras (3 Páginas) • 54 Visualizações
Questão 1
Durante a queda livre a água para de jorrar pelo orifício do copo, em decorrência da anulação do peso da água. Durante a queda livre ocorre um 29 equilíbrio entre a força de inércia e a força peso.
Questão 3
O interessante deste experimento é que o papel não cai quando o copo é virado, e o mesmo acaba segurando a água dentro dele (Fig.1.128). Isso é causado devido à atuação da pressão atmosférica em todas as direções, a qual faz com que o líquido não caia. Figura 1.128: Papel segurando a água no copo. Como não existe ar aprisionado, a pressão sobre o papel na parte interna do copo é a pressão da coluna de água dentro dele. A pressão que atua na parte externa do papel é a pressão atmosférica, maior que a pressão da água dentro do copo. Dessa forma, estabelece-se uma diferença de pressão que gera forças distribuídas sobre a área do papel e que atuam de fora para dentro do copo. Estas forças empurram o papel para dentro do copo e impedem a sua queda e a saída da água. O papel funciona como uma espécie de película de apoio para a atuação da pressão atmosférica. Sendo larga a boca do copo, sem a folha de papel ocorreria a rápida penetração do ar no interior, ocasionando o escoamento da água.
Questão 4
A maneira mais rápida seria aumentando a pressão dentro da garrafa com ajuda de um canudo , sopraria ar para dentro dela fazendo a água sair com mais velocidade outra ,porém, menos veloz que a primeira seria agitar a garrafa fazendo movimentos circulares para criar um redemoinho na água e ela sairia girando da garrafa.
Na lua não há atmosfera, então não haverá golfadas.
Questão 5
A água para de escorrer quando a pressão do ar interno mais a pressão da coluna de água é igual à pressão atmosférica exercida na parte externa do orifício:[pic 1][pic 2][pic 3]
+ = [pic 4][pic 5][pic 6]
Quando se afrouxa ou se abre a tampa, a pressão interna aumenta, igualando se à pressão atmosférica. Com isso, a pressão da coluna de água não é mais equilibrada e a água escoa pelo orifício inferior.
Questão 6
. O que acontece fora do esperado?. A placa de isopor sobre a mesa fica grudada na placa com canudo quando assopramos. Esse efeito é o mesmo que ocorre quando furacões passam sobre telhados de casas. podemos entender que, quanto maior for a velocidade de escoamento de um fluido, menor será a pressão exercida por ele e vice-versa. Portanto, no caso dos furacões, a alta velocidade do vento passando rente aos telhados diminui muito a pressão naquela região, tornando a pressão interna das casas maior que a externa, o que gera uma força ascendente capaz de empurrar e arrancar o telhado. No nosso caso o fato de assoprar sobre o isopor.
As garrafas de aproximam porque a corrente de ar entre elas faz com que a pressão nessa região seja menor do que o ar em repouso. Dessa forma, a pressão entre as garrafas é menor que a pressão atmosférica, e as garrafas são empurradas uma contra a outra. O fato do aumento da velocidade do ar entre as garrafas provocar a diminuição da pressão deve-se ao principio de Bernoulli.
Questão 8
Nesta experiência, o ar movimenta-se com maior velocidade no centro do jacto produzido pelo secador fazendo com que a pressão neste ponto seja sempre mais baixa comparada com a dos outros locais. Isto verifica-se porque esse local é aquele que está mais afastado do ar com maior pressão. A bola de isopor é mantida sempre no centro do jacto de ar porque esta é empurrada para o centro pela maior pressão do ar mais lento, ou seja, aquele que está mais próximo das bordas do jacto. Por sua vez, a bola é mantida em suspensão porque o jacto de ar ascendente é suficiente para vencer o peso da bola de pingue-pongue.
...