As características comuns de pessoas como as pessoas
Artigo: As características comuns de pessoas como as pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daniellecesar • 3/11/2013 • Artigo • 303 Palavras (2 Páginas) • 482 Visualizações
Embora se possa ver as pessoas como recursos, isto é, como portadoras de habilidades, capacidades, conhecimentos, competências, motivação de trabalho etc., nunca se deve esquecer que as pessoas são pessoas, isto é, portadora de características de personalidade, expectativas, objetivos pessoais, histórias particulares etc. Convém, portanto, salientar algumas características genéricas das pessoas como pessoas, pois isso melhora a compreensão do comportamento humano nas organizações.
As pessoas devem ser vistas primeiramente como pessoas, que tem a necessidade da importância e compreensão de seus valores, objetivos pessoais e capacidades intelectuais para seu desenvolvimento dentro da organização. Não devendo ser vistos só como uma parte técnica e operacional (CHIAVENATO, 2009).
O homem é proativo. O comportamento das pessoas é orientado para a satisfação de suas necessidades pessoais e para o alcance de seus objetivos e aspirações. Por isso, reagem e respondem a seu ambiente, seja no trabalho seja fora da organização. As pessoas podem tanto resistir como colaborar com as políticas e os procedimentos da organização, dependendo das estratégias de liderança adotadas. De modo geral, o comportamento nas organizações é determinado tanto pelas práticas organizacionais como pelo comportamento proativo (orientado para objetivos pessoais) dos participantes da organização.
“A maneira como as pessoas se apresentam uma as outras se revelam tão importantes quanto o que devem fazer em conjunto”.
As pessoas devem ter atitudes que agreguem valores a suas atividades em conjunto dentro das organizações. Pois é preciso haver uma reciprocidade em relação ao crescimento e qualidade entre as relações para que haja uma compreensão positiva e consequentemente evitando atitudes errôneas dentro da empresa. Assim evitando demissões (MORIN e AUBE, 2007).
Em outras palavras, as atitudes das pessoas são tão importantes quanto suas atividades. Há uma correspondência entre três atitudes e o crescimento dos indivíduos e a qualidade de suas relações: autencidade, a consideração positiva incondicional e a compreensão empática.
...