Associação de Ajuda será crianças com deficiência
Resenha: Associação de Ajuda será crianças com deficiência. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carolianni • 11/11/2013 • Resenha • 604 Palavras (3 Páginas) • 279 Visualizações
À AACD
A AACD (Associação de Assistência á Criança Deficiente) é uma organização privada sem fins lucrativos. Tem como Missão: Promover a prevenção, habilitação e reabilitação de pessoas portadoras de deficiências físicas, especialmente de crianças, adolescentes e jovens, favorecendo a integração social. A Associação abrange seu trabalho em diversas áreas, assim como: Paralisia Cerebral, Lesão Medular, Lesão Encefálica, Mielomeningocele, Malformações Congênitas, Amputados, Doenças Neuromusculares e Poliomielite.
A AACD tem a estrutura para fornecer os serviços de pedagogia, psicologia, terapias de reabilitações, diversas especialidades médicas, Bioengenharia que desenvolve os produtos ortopédicos, serviços sociais, hospital (onde são realizadas cirurgias e internações), transportes para as pessoas que não possuem meios de transportes para irem às consultas, terapias e afins, Programas para empregos, entre outros.
Inicialmente o paciente passa por uma avaliação e em seguida é encaminhado à equipe de profissionais especializados que cuidarão de seu caso. Cada paciente é atendido na unidade mais próxima da região onde reside, para a facilitação da locomoção desses pacientes. Durante o processo, o paciente e os pais das crianças, têm acompanhamento de psicólogos da AACD.
As atividades escolares são transferidas para a LESF (Lar Escola São Francisco) e em outras duas escolas Estaduais de São Paulo que têm parcerias com a AACD, E.E. Prof Victor Oliva e E.E. Buenos Aires. O objetivo das parcerias com a Secretária de Educação do Estado é inseri-los em escolas regulares para que haja a possibilidade de aprender a colaborar, ter independência e integração com os outros alunos.
Durante a visita tivemos acesso a todas as dependências da instituição, com exceção do hospital, que não recebe visitas acadêmicas, para manter o baixo índice de infecções do hospital, com o acompanhamento de uma funcionária da área de marketing já preparada para guiar visitas.
Com o foco voltado para as dependências relacionadas aos tratamentos infantis, observamos que todos os equipamentos, funcionários, ambientes e decoração são voltados especialmente a eles e preparados para estimula-los da melhor forma. O ambiente infantil tem decoração com cores fortes e a presença de brinquedos é constante, visando à necessidade de um acompanhamento exclusivo para melhor aprendizado, a maioria dos tratamentos dispõe de um funcionário por criança.
Todos os tratamentos lá presentes têm como objetivo melhorar o desempenho das crianças em todos os aspectos da sua vida, desde atividades diárias, até atividades especificas, como esportes e arte. Desta forma, as crianças criam autonomia para realizar movimentos e suas atividades sozinhas.
Conhecemos também, uma fabrica ortopédica, que produz próteses personalizadas para todos os pacientes, e adaptação de cadeiras de rodas doadas pelo SUS, tornando-as confortáveis e ideais para cada tipo de criança, acompanhando seu crescimento. Todas as crianças que estão inscritas e participam do tratamento na AACD tem acesso gratuito as cadeiras, que são trocadas quantas vezes forem necessárias para acompanhar seu crescimento, da mesma forma acontece com as próteses e apoios de coluna.
Já que nesta visita,
...