TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atendimento Nutricional

Ensaios: Atendimento Nutricional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 3

Resgate do conceito de aconselhamento no contexto do atendimento nutricional

Questões

1. Durante o aconselhamento nutricional, quais questões devem ser trabalhadas?

R: Pressupõe-se que a questão a ser tratada no aconselhamento dietético não é a mera “adesão à dieta”: busca-se, em conjunto com o cliente, encontrar estratégias para solucionar problemas relativos ao comportamento alimentar, problemas estes, que englobam práticas alimentares inadequadas, hipóteses relativas às práticas alimentares inadequadas levantadas a partir da história alimentar, dos dados clínicos, bioquímicos ou antropométricos do cliente, bem como qualquer questão de caráter subjetivo que possa gerar nele a dúvida, a ansiedade e a insegurança quanto aos efeitos dos alimentos ou nutrientes sobre o organismo, aventados ou efetivamente percebidos como sinais ou sintomas.

2. Discorra sobre a fundamentação teórica sobre o aconselhamento dietético.

R: Aconselhamento Centrado no Cliente: esta abordagem propicia ao cliente o desenvolvimento de valores positivos, contribuindo para um comportamento integrado. A visão que a pessoa tem de si mesma, no contexto do meio, determina seu comportamento. As etapas neste processo devem colaborar para a auto-descoberta.

Aconselhamento Gestáltico: a ênfase desta linha psicológica é sobre o organismo como um todo, buscando o equilíbrio, que é constantemente ameaçado por circunstâncias externas e conflitos interiores.

Aconselhamento Psicanalítico: segundo esta linha teórica as pessoas são movidas por um desejo instintivo de satisfazer o prazer pessoal. A libido é a fonte de energia impulsionadora dos comportamentos que satisfazem o prazer. É fundamentado em Freud, que concebeu a estrutura da personalidade dividida em id, ego e supergo. O aconselhamento focaliza o ego, parte da personalidade em contato com a realidade exterior, sede do pensamento racional, que deve também influenciar o comportamento alimentar.

Aconselhamento Racional-Emotivo: o desenvolvimento desta linha teórica pretende que o aconselhamento ajude a pessoa a eliminar os pensamentos auto-destrutivos, promovendo visões de si mesma mais tolerantes e racionais.

Aconselhamento Baseado em Traços e Fatores: No campo da nutrição, caberiam como exemplos de clientes e situações para os quais este aconselhamento é mais adequado, tanto o atleta profissional que necessita orientação nutricional altamente especializada, como o indivíduo adulto, sadio, compelido a viver só, que busca orientação nutricional a fim de organizar da forma mais prática e racional o atendimento à sua demanda alimentar.

Aconselhamento Behaviorista: Quando o cliente adquire novas práticas alimentares, ainda que condicionado por meio de reforço positivo (prêmio, elogio) ou negativo (punição, censura), pode-se entender que o processo ocorreu.

3. Quais fatores levam o paciente a procurar o aconselhamento nutricional?

R: Considera-se que a ajuda para resolver problemas alimentares insere-se numa busca de âmbito maior por qualidade de vida. Ocorrendo em determinado momento crítico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com