Ativ1_o Estado E Os Problemas Contemporaneos
Dissertações: Ativ1_o Estado E Os Problemas Contemporaneos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: marciahpf • 12/7/2014 • 546 Palavras (3 Páginas) • 671 Visualizações
AD 1 – Estado e Problemas Contemporâneos
1- Com base na leitura da unidade 1 do material, comente a afirmação: “A existência de grandes contingentes abaixo da linha da pobreza no Brasil não será resolvida apenas com o crescimento econômico do país.”.
O problema da quantidade de pessoas abaixo da linha da pobreza, se deve ao fato da má distribuição de renda, da diferença social e não da renda como um todo do país. O que gera este problema para a sociedade brasileira é o fato de uns ter muitos, outros o necessário e já uma quantidade considerável, não possuir o mínimo necessário para sua sobrevivência ou pelo menos viver dignamente.
A desigualdade social no Brasil afeta uma porcentagem grande da população, estando em nível inferior de renda que se precisa para sobreviver, e que ainda não possui condição mínimas de saneamento básico, moradia, alimentação, transporte, saúde e etc.
Os desequilíbrios sociais tem se agravado, como o aumento das populações marginais nas cidades e os desníveis de renda da população empregada na agricultura em relação à empregada na indústria. Isto quer dizer que muitos fatores estão contribuindo ainda para que esta diferença continue e nosso pais não se torne um local onde a divisão da renda é de forma homogênea.
2- Ainda com base na leitura da unidade 1, faça uma análise sobre as relações entre o modelo de proteção social instaurado no Brasil na Era Vargas e as desigualdades sociais que encontramos hoje no País.
No Brasil as ações voltadas para a área dos direitos sociais só passaram a fazer parte da política no início da década de 1930, no início da Era Vargas, esse modelo de proteção social instaurado foi alavancado pelo processo de industrialização e urbanização do país. Essa industrialização do país, trouxe tanto mudanças na estrutura territorial do país, quando na organização da sociedade, porque havia mais empregos nas cidades e as pessoas eram atraídas por este fato. Assim a quantidade de empregados industriais cresceu e também a concentração de pessoas nas cidades industrializadas. Desta forma o poder foi centralizado e foram criados e posteriormente instituídos estes projetos que foram estendidos também para os Estados.
O problema deixado pela “Era Vargas” é o da exclusão do mercado de trabalho. Essas pessoas excluídas, tanto do mercado de trabalho quanto da sociedade, dependem diretamente da assistência da sociedade e do Estado nos direitos básicos tais como saúde, educação, habitação, segurança.
Além disso herdamos a tendência às políticas sociais que possuem características meritocráticas e os programas de assistência social que parte da população. São poucas as ações e muitas as demandas sociais que não possuem representatividade para figurar nas agendas públicas para se tornarem foco de políticas públicas. Muitas questões e problemas sociais são desconsiderados ou ignorados pelo Estado.
A rede de proteção social foi ampliada e sistematizada, na tentativa de diminuir as desigualdades e a miséria instaurada, mas que também é fruto de políticas anteriores voltadas ao crescimento econômico sem desenvolvimento humano.
As desigualdades sociais estão sendo combatidas ainda de modo muito tímido. Seria importante
...