Atividade 4 - Estado Governo E Mercado
Dissertações: Atividade 4 - Estado Governo E Mercado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tavana • 24/9/2014 • 713 Palavras (3 Páginas) • 925 Visualizações
¬¬UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO À DISTÃNCIA
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE ORGANIZAÇÃO PÚBLICA EM SAÚDE
ATIVIDADE 4 – ESTADO, GOVERNO E MERCADO
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE ORGANIZAÇÃO PÚBLICA EM SAÚDE
ESTADO, GOVERNO E MERCADO
ELISANDRO VOGEL
Três Passos, RS, Brasil
2014
ATIVIDADE 4 – ESTADO, GOVERNO E MERCADO
ELISANDRO VOGEL
Atividade 4 desenvolvida ao Curso de Especialização de Gestão de Organização Pública em Saúde como requisito parcial para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública em Saúde
Professor Orientador: Susane F. Consentino
Tutora: Sandra Venturini
Três Passos, RS, Brasil
2014
Descreva de forma sintética:
1. Identifique e explique três diferenças entre o Estado Liberal e o Estado Neoliberal e entre o Estado de Bem-Estar Social e o Estado Desenvolvimentista.
Em linhas gerais, o Estado Liberal prevê um mercado autorregulável institucionalmente, não necessitando, assim, de intervenção do Estado. Fica reservado ao Estado o dever de assegurar o direito da propriedade, proteção da vida, direito de ir e vir dos cidadãos, bem como da ordem pública. Sendo assim, o mesmo deverá zelar pelo cumprimento das leis, manutenção de registros de bens e direitos, segurança pública, direitos civis, direitos econômicos, nunca descartando suas responsabilidades políticas.
Em contrapartida, o Estado Neoliberal prevê o “desregulamento” do mercado, uma espécie de descontrole por parte do Estado, tendo em vista que o excesso da aplicação de regras e controles estavam intimidando o capital privado e seus investimentos. Essa linha de ação, veio de encontro ao favorecimento das privatizações e a abertura dos mercados nacionais, ficando estes à mercê da concorrência internacional.
Por sua vez, o Estado de Bem-Estar Social primou pelo controle estreito por parte do Estado, do funcionamento do cotidiano da sociedade. Buscou a intervenção por meio de implementação de políticas públicas, a fim de intervir nas leis de mercado, sugerindo assim que haveria promoção de igualdade social e um padrão de bem-estar social. Nesse âmbito, o essencial era viabilizar a vida em coletividade.
Por fim, o Estado Desenvolvimentista propunha assegurar a transição da política de oligarquia para um Estado Liberal, enfatizando o fortalecimento da capacidade de gerenciamento pelo Estado, proporcionando crescente intervenção do mesmo sobre o desenvolvimento econômico-social do país, favorecendo-se de instrumentos criados com objetivos e ações próprios, relacionado e coordenados.
2. Considerando os conteúdos tratados nas duas unidades desta disciplina,
...