TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Pesquisa Fundamentos de programação

Por:   •  7/7/2021  •  Projeto de pesquisa  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 4

  1. Construa o diagrama de bloco para calcular e imprimir a soma de dois números inteiros fornecidos pelo usuário.

        

R:

[pic 1]

  1. Construa o algoritmo para calcular e imprimir a soma de dois números inteiros fornecidos pelo usuário.

R:

algoritmo "Atividade de pesquisa 1 - Exercício 2"

// Função : Calcular a soma entre 2 números inteiros

// Autor : Juliano Curvelo Alves

// Data : 29/06/2021

// Seção de Declarações

var

   n1, n2, soma:inteiro

inicio

// Seção de Comandos

   escreva ("Digite um número:")

   leia (n1)

   escreva ("Digite outro número:")

   leia (n2)

   soma <- (n1+n2)

   escreval ("A soma entre,", n1, " ", "+", n2, " ",  "=", soma)

fimalgoritmo

  1. Apresente as principais recomendações estudadas para a construção de algoritmos em computação.

R:

1 - Compreender completamente o problema a ser resolvido, destacando os pontos mais importantes e os objetos que o compõem;

2 -  Definir os dados de entrada, ou seja, quais dados serão fornecidos e quais objetos fazem parte deste cenário-problema;

3 - Definir o processamento, ou seja, quais calculos serão executados e quais as restrições para esses calculos. O processamento é responsável pela transformação dos dados de entrada em dados de saída. Além disso, deve-se verificar quais objetos são responsáveis pelas atividades;

4 - Definir os dados de saída, ou seja, quais dados serão gerados depois do processamento;

5 - Construir um algoritimo utilizando um dos tipos descritos na próxima seção:

6 - Testar o algorítimo realizando simulações.

  1. Explique em poucas palavras a diferença entre algoritmo e programa. Todo algoritmo poderia se tornar um programa? Por quê?

R:

Um algoritmo é uma seqüência de passos para realizar uma tarefa ou resolver um problema, ele é, num certo sentido, um programa abstrato — dizendo de outra forma, um programa é um algoritmo concretizado. Os programas são visualizados mais facilmente como uma coleção de algoritmos menores combinados de um modo único — da mesma forma que uma casa é construída a partir de componentes.

 Dessa forma, um algoritmo é uma descrição passo a passo de como o computador irá executar uma operação específica, como, por exemplo, uma ordenação. Um programa, por outro lado, é uma entidade que na verdade implementa uma ou mais operações de forma que seja útil para as pessoas que o utilizam. 

Um algoritmo pode se tornar  um programa, uma vez que em resumo um programa é uma combinação de algoritmos que se combinam e complementam, para utilização do usuário.

   

  1. Elaborar um programa de computador que calcule e apresente o volume de um cubo.

R:

algoritmo "Avaliação de Pesquisa 1 - Exercício 5"

// Função : Calcular a área de um cubo

// Autor : Juliano Curvelo Alves

// Data : 29/06/2021

// Seção de Declarações

var

     aresta, volume:real

inicio

// Seção de Comandos

escreval ("Insira o valor da aresta do cubo:")

leia (aresta)

volume <- aresta*aresta*aresta        

escreval ("Volume do cubo de aresta", aresta, " ", "é:", volume)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (169.3 Kb)   docx (47.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com