Atividade estruturada – Sociologia Jurídica e Judiciária
Artigo: Atividade estruturada – Sociologia Jurídica e Judiciária. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jupapaleo • 15/6/2014 • Artigo • 762 Palavras (4 Páginas) • 308 Visualizações
Atividade estruturada – Sociologia Jurídica e Judiciária
1° Etapa: Direito em foco – Ética
Ética: Origem de palavra grega, ethos, que significa caráter, modo de ser. Quando dizemos que uma pessoa tem ética, queremos dizer que ela tem caráter, seu modo de ser se enquadra naquilo que a sociedade entende de como sendo um comportamento normal.
A ética não é parte do nosso pacote ao narcermos, ela é construída ao longo de nossa vida de acordo com a sociedade da qual fazemos parte, desta forma começamos a entender porque é que temos tantos códigos de ética para as diversas sociedades sejam profissionais, políticas, religiosas e etc...
Se não a tivermos apenas aos princípios gerais da conduta humana tida como ideal, chegaremos ao ponto em que o indivíduo tenha a sua satisfação sem ferir a sociedade, isto é o equilíbrio entre o interesse pessoal e o coletivo ou social.
A Ética é construída ao longo do crescimento da consciência individual e da coletiva e esta tem seu rítmo próprio que não é igual a do indivíduo. Apesar de seculares algumas instituições apresentam ainda descompassos entre a sua ética e os anseios da sociedade atual, que cobra posturas menos pessoais de seus membros, uma conduta mais ligada a realidade que a média da sociedadeconsidera normal. Desvirtuar a sua conduta representa na maioria das vezes responder aos seus pares pelo deslize, o que deve ser feito observando-se procedimentos próprios e princípios aplicáveis a todo o processo.
Na maioria das sociedades abertas como são os colegiados, profissionais ou de classe, qualquer pessoa usuárias dos serviços dos membros ou que se sinta de alguma forma prejudicado pela atuação de um deles pode se dirigir ao órgão responsável pela fiscalização da conduta ética e apresentar uma representação. O que nos assusta, entretanto, são as sociedades de castas, assim chamadas aquelas em que seus membros detêm uma condição diferenciada com relação a própria sociedade da qual se originam. Normalmente, são as sociedades cujos códigos de conduta são mais obscuros ou não tão conhecidos, são as ditas sociedades secretas, as sociedades políticas, religiosas e etc...
Das várias sociedades que podemos citar, algumas ligadas ao crime organizado se tornam interessantes de estudar pela rigidez de suas normas não escritas normalmente e a radicalidade e a rapidez das punições que são aplicadas.
Por vezes não entendemos tamanha a violência na punição dos infratores destas sociedades, mas cobramos de outras que se coloquem em sintonia com aprópria idéia de controle da ética.
Lembramos do que foi dito sobre o Coorporativismo, quando entendemos que o corpo acaba sendo o maior prejudicado quando não há eficiencia no controle da conduta ética dos membros da sociedade.
Não devemos colocar no mesmo patamar a Moral,pois esta seria o conjunto de valores representado pelas regras, preceitos, costumes e etc, que caracteriza uma normatividade, quanto a ética que é eminentemente teórica e filosófica, talvez por isso tão sujeita a interpretações direcionadas na busca de justificativas para os seus próprios dilemas.
Elaborar uma resenha crítica, traçando um paralelo entre a realidade fática apresentada no vídeo e a realidade apresentada atual:
...