Atps De Ciências Sociais
Pesquisas Acadêmicas: Atps De Ciências Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 04271423 • 14/11/2013 • 6.619 Palavras (27 Páginas) • 366 Visualizações
INTRODUÇÃO
A administração é uma ciência social aplicada, fundamental em um conjunto de normas e função elaboradas para disciplinar elemento de produção. A administração estuda os empreendimento humanos com o objetivos de alcançar um resultado eficaz e retorno financeiro de forma sustentável e com responsabilidade social, ou seja, é impossível fala em Administração sem fala em objetivos. Em síntese, o administrador é a ponte entre os meios ( recursos financeiros, tecnológicos e humanos) e os fins ( objetivos). Como elo entre recursos e os objetivos de uma organização, cabe ao administrador combinar os recursos na proporção adequada e para isso é necessário tomar decisões constantemente num contexto de restrições pois, pois nenhuma organização por melhor seja dispõe de todos os recursos e também a capacidade de processamento de informações do ser humano é ilimitado. Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, projetos, arbitragem e laudos, em que é exigida de conhecimento inerentes à técnicas de Administração.
As teorias da administração podem ser divididas em várias correntes ou abordagem. Cada abordagem representa uma maneira especifica de encarar a tarefa e as características do Trabalho de administração. A teoria geral administração começou com a ênfase, com a administração cientifica de Taylor. A seguir, a preocupação básica para a ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista. A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meios da teoria comportamento e pela teoria do desenvolvimento organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com Teoria dos Sistemas, sendo completada pela teoria da contingência. Esta posteriormente desenvolveu a ênfase na tecnologia. Cada uma dessa cinco vários tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa marcando um gradativo passo desenvolvimento TGA. Cada teoria administração procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais.
3. DESENVOLVIMENTO FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA
3.1 As habilidades podem ser natas ou adquiridas, ou seja, as pessoas nascem e desenvolvem habilidades próprias e outras são obtidas, de acordo com a necessidade e motivação que passarão a ter ao longo de sua existência. Habilidade, segundo Lacombe (2003), é a capacidade que o ser
humano tem de transformar os conhecimentos adquiridos em produtos ou serviços com o desempenho esperado, a partir do ensinamento praticado. Para adquirir um bom desempenho profissional, o administrador necessita ter três tipos de habilidades, que segundo o criador dessa tipologia, Katz (1955 apud CHIAVENATO, 2003), são de natureza: técnica, humana e conceitual.
• Habilidade Técnica – é a maneira pela qual se compreende e domina determinado tipo de atividade. Envolve conhecimento com o fazer prático, com objetos físicos e concretos; consiste em saber utilizar métodos e equipamentos necessários para realização de tarefas específicas.
• Habilidade Humana – é a capacidade e aptidão de trabalhar com pessoas para obter resultados eficazes por meio delas, refere-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolve a
capacidade de se comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos. Está relacionada à interação com pessoas e por meio delas. Implica possuir facilidade para o desenvolvimento da cooperação dentro da equipe e o encorajamento da participação dos mesmos.
• Habilidade Conceitual: é a habilidade que requer maior conhecimento, pois exige visualização do conjunto organizacional com suas partes integradas, formando um conjunto harmonioso. Implica a facilidade em trabalhar com idéias e conceitos, teorias e abstrações. As habilidades conceituais estão relacionadas com o pensar, com o raciocinar, com o diagnóstico das situações e com a formulação de alternativas de solução de problemas.
Cada teoria foi criada possuindo uma “abordagem” e, significa dizer que, cada estudo que se transformou em uma teoria teve um enfoque, uma maneira de enfatizar ou evidenciar os valores e relações econômicas, sociais e políticas da época em que foram criadas. Segundo Maximiano, (2007), as teorias administrativas são conhecimentos organizados e produzidos pela experiência prática das organizações e são fundamentadas como um conjunto de afirmações e regras, feitas para formatar o que se verifica como realidade. Algumas teorias que foram criadas contêm princípios de outras teorias que são válidos atualmente, nas quais se baseiam, não as eliminando, mas acrescentando novas idéias. O administrador deve conhecê-las, para ter condições de decidir adequada e acertadamente, agregando novos valores aos seus conhecimentos
O século XX trouxe consigo uma grande quantidade de Teorias administrativas, e de acordo com Chiavenato (2003), as teorias mais importantes e que mais contribuíram para o desenvolvimento das organizações foram:
1916 – Teoria Clássica da Administração
1932 – Teoria das Relações Humanas.
1954 – Teoria Neoclássica da Administração
1909 – Teoria da Burocracia.
1947 – Teoria Estruturalista.
1957 – Teoria Comportamental.
1951 – Teoria dos Sistemas.
1972 – Teoria da Contingência
Provando o avanço revolucionário que a Ciência Administrativa alcançou e para acompanhar as rápidas mudanças atuais, todas essas Teorias foram desenvolvidas buscando a adaptação necessária à sobrevivência das organizações em geral.
Teoria clássica da Administração
3,2 Cada teoria foi criada possuindo uma “abordagem” e, significa dizer que, cada estudo que se transformou em uma teoria teve um enfoque, uma maneira de enfatizar ou evidenciar os valores e relações econômicas, sociais e políticas da época em que foram criadas. Segundo Maximiano, (2007), as teorias administrativas são conhecimentos organizados e produzidos pela experiência prática das organizações e são fundamentadas como um conjunto de afirmações e regras, feitas para formatar o que se verifica como realidade. Algumas teorias que foram criadas
...