Atps De PCP
Trabalho Universitário: Atps De PCP. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: layss2 • 21/11/2013 • 1.299 Palavras (6 Páginas) • 278 Visualizações
ETAPA 1
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
O Planejamento e Controle da Produção significa planejar o que realmente será necessário para produzir algo, incluindo custos, perdas, faturamento e satisfação do cliente.
Determina-se antecipadamente os objetivos para serem atingidos e o que podemos fazer para obter um resultado da melhor maneira possível.
É a área da administração da produção que tem como foco planejar e controlar os recursos e processos produtivos com a finalidade de que os produtos sejam produzidos por métodos específicos para poder se atender um programa de vendas pré-estabelecido.
Esse planejamento é realizado, focando-se nas seguintes indagações:
-O que produzir? – Determinação do produto a ser feito.
-Quanto produzir? – Quantificação da produção.
-Com o que produzir? – Definição do material a ser usado.
-Como produzir? – Determinação do processo da fabricação do produto.
-Onde produzir? – Especificação dos equipamentos a serem utilizados.
-Com quem produzir? – Quantificação da mão-de-obra.
-Quando produzir? – Estipulação do prazo de execução do produto.
Na disciplina de PCP, também se destaca os seguintes tópicos:
-Planejamento agregado na produção: Trata-se dos recursos produtivos que têm impacto na capacidade de atendimento da demanda, como mão-de-obra e equipamentos. Seu principal propósito é garantir que os recursos estejam disponíveis para a produção em quantidade adequadas nos momentos adequados.
-Programação mestra da produção: Trata-se dos planos de produção no curto prazo. No programa mestre são analisados e direcionados os recursos (como máquinas, pessoas, insumos, etc.) no tempo certo para produzir a quantidade necessária para suprir a demanda de determinado período.
-Programação detalhada da produção: É a operacionalização propriamente dita no “chão da fabrica”. Define como fábrica o lugar onde se irá operar no dia á dia. As atividades que envolvem a programação da produção são: administração de materiais, seqüenciamento das ordens de produção, emissão e liberação de ordens.
-Controle da produção: A última etapa do PCP se consiste no acompanhamento dos processos produtivos, á fim de verificar o andamento da produção conforme o seu planejado, ou seja, verificar se foi decidido no plano agregado, programa mestre e programação detalhada. Á partir do apontamento da produção (tempos e rendimentos do processo), o PCP acumula dados atualizados dos processos para a utilização nas decisões futuras.
-Previsão da demanda: É administrar a carteira de pedidos e a previsão de vendas, englobando um conjunto de processos que farão a interface entre a empresa e o mercado consumidor.
-Planejamento da capacidade de produção: Á partir da previsão de demanda de médio e longo prazo e da análise da capacidade instalada determina-se a necessidade de adequação (aumento ou redução) da capacidade de produção para melhor atender a demanda no médio e longo prazo.
Existem vários conceitos que visam explicar e definir o que se consiste o PCP. Devido a sua abrangência e diversidade de funções, não é uma tarefa simples usar apenas um deles que possa expressar seu verdadeiro sentido. De maneira que, são relatadas abaixo, as diversas definições do PCP na visão de diversos autores e pesquisadores da área.
Em um sistema de manufatura, toda vez que são formulados objetivos, é necessário formular planos de como atingi-lo, organizar recursos humanos e físicos necessários, dirigir a ação dos recursos humanos sobre os recursos físicos e controlar esta ação para a correção de eventuais desvios.
No âmbito da administração da produção, este processo é realizado pela função de Planejamento de Controle e Produção (PCP).
Assim com define Zacarelli (1979), denomina-se o PCP como “um conjunto de funções inter-relacionadas que objetivam comandar o processo produtivo e coordená-lo com os demais setores administrativos da empresa.
A disciplina em si tem muita importância para uma organização produtiva já que qualquer operação requer planos e controle para que os seus objetivos sejam alcançados nos prazos e com qualidade.
Portanto, concluímos que o objetivo principal do PCP é comandar os processos produtivos com o máximo de aproveitamento de seus recursos, planejando, programando e controlando a produção, de forma que satisfaça aos consumidores através dos produtos, bem como aos acionistas, através dos lucros.
O PCP tem influência direta na competitividade de uma empresa, frente aos novos desafios do mercado, sendo de extrema importância a existência de um departamento atuante nesta área como parte fundamental em seu conjunto.
A exigência do mercado não diz respeito apenas a grandes empresas. As pequenas empresas também podem através de etapas simples dessa metodologia, melhor seus rendimentos a longo, médio ou curto prazo.
Tais planejamentos são de grande importância para Programação da Produção, sendo responsáveis pelas informações de dados para a produção, tais como a capacidade produtiva da empresa, qual o nível de mão-de-obra responsável pela produção necessário, dentre outros.
ETAPA 2
PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO
O sistema de Programação e Controle da Produção (PCP) consiste em uma área da manufatura, onde o objetivo principal dá-se tanto no planejamento quanto no controle dos recursos do processo produtivo.
Este sistema recebe informações sobre estoques, linha de produtos, vendas previstas, capacidades e modo de produzir. Seu objetivo é transformar tais informações em ordens de fabricação.
Este sistema também auxilia a ter uma alta taxa de utilização das instalações e dos recursos, a seqüência da programação
...