Atps Direito Do Trabalho
Monografias: Atps Direito Do Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SuuhOliveira • 10/9/2014 • 522 Palavras (3 Páginas) • 315 Visualizações
ATPS de Direito do Trabalho
1) Quais os requisitos do contrato de trabalho¿
Elementos de um contrato de trabalho são pressupostos ou requisitos legais. Quando agrupados, formam a relação jurídica entre empregado e empregador.
Para firmar um contrato de trabalho o agente precisa ser capaz.
A capacidade para o trabalho é a partir dos 14 anos e mesmo assim como aprendiz, nenhuma criança com idade abaixo de 14 poderá trabalhar.
A partir dos 16 anos poderá ser empregada, mas com limitações a sua capacidade, com proibições de trabalho noturno, bares, etc. A partir dos 18 anos poderá trabalhar normalmente.
Entre 16 e 18 anos são considerados relativamente capazes, precisando de responsáveis e podendo ser anuláveis os seus direitos; a partir dos 18 anos são plenamente capazes para tudo que fazem.
O objeto tem que ser licito e possível de ser feito, não pode ser contra a lei, por exemplo o serviço de matador de aluguel. O trabalho não pode ser temporário, pois o temporário não cria vinculo empregatício.
Não pode o empregado ser substituído por outra pessoa, e tem que ser somente pessoa física.
2) Segundo a doutrina, quais os elementos que caracterizam a figura do empregado ¿
Empregado é a pessoa física que presta pessoalmente serviços não eventuais, subordinados e assalariados. Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual ao empregador, sob dependência deste e mediante a salario.
3) Como a jurisprudência interpreta a definição legal de empregador (art. 2º CLT) ¿
Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço. Visto que não é necessário a existência de relação de emprego para que seja gerado lucro ou faturamento.
4) Qual a posição jurisprudencial acerca da responsabilidade do tomador de serviços pelo pagamento de verbas decorrentes da relação de emprego¿
Se tem quando a prestadora de serviços não efetuar o pagamento dos créditos salariais devidos ao trabalhador, a responsabilidade deve ser transferida a tomadora de serviços, responsável subsidiaria. Esse entendimento está consagrado na sumula nº 331 TST (item IV) e não exclui da obrigação do tomador de serviços nenhuma verba deferida pela justiça ao empregado. A responsabilidade subsidiaria do tomador de serviços abrange todas as verbas decorrentes da condenação referentes ao período da prestação laboral. A jurisprudência do tribunal entende que a condenação subsidiaria do tomador dos serviços abrange todas as verbas devidas pelo devedor principal, inclusive as multas e verbas recisórias ou indenizatórias. O ministro esclareceu que o trabalhador não pode arcar com os prejuízos decorrentes da falta de pagamento por parte da prestadora de serviços, cuja contratação e fiscalização não lhe competiam.
Resumo
Um contrato de trabalho tem alguns requisitos que são em relação a idade, menores de 14 anos são proibidos
...