Atps Educação E Diversidade
Trabalho Universitário: Atps Educação E Diversidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jaquerafa • 18/5/2014 • 3.108 Palavras (13 Páginas) • 546 Visualizações
SUMÁRIO
Introdução.........................................................................................2
ETAPA 1
Pluralidade cultural e Multiculturalismo........................................3
Diferenças culturais no meio escolar...............................................4
Estereótipos........................................................................................5
Estereótipos na sociedade
Estereótipos raciais e étnicos
Estereótipos de gênero
Estereótipos e estigma
Gênero na sala de aula e o desempenho escolar............................13
Bibliografia........................................................................................14
2
Introdução
As diversidades encontradas dentro da sociedade é hoje uma das barreiras a serem batida para melhorarmos nossa realidade social. Para darmos sequencia a essa iniciativa, temos como ponto de partida a educação como ferramenta mais precisa de se obter resultados.
Como veremos neste trabalho o preconceito faz parte de julgamentos fundamentados em estereótipos adotados para diferentes grupos sociais, por meios representativos que tem por finalidade caracterizar pessoas com base no seu perfil, e em sua bagagem social, incluindo raça, etnia e posição hierárquica dentre a sociedade em que vivemos. E serão com base nesses tipos de estereótipos que abordaremos situações atuais do cotidiano escolar. Abordaremos ainda a pluralidade cultural como direito dos diferentes povos e indivíduos, tendo como fundamento a valorização das diversidades culturais presentes em nossa sociedade.
O objetivo deste trabalho será relacionar esses temas e fazermos um levantamento sobre sua consequência no meio educacional para que possamos refletir sobre as teorias e a politica educacional relativo ao papel da escola e dos educadores, em relação á nossa pluralidade cultural presente em nossa sociedade.
ETAPA 1 3
Pluralidade cultural e Multiculturalismo
É preciso ter atenção especial para trabalhos voltados para a formação de novas mentalidades, voltados para a questão dos DIREITOS UNIVERSAIS DA PESSOA HUMANA, DA CONSOLIDAÇÃO DEMOCRÁTICA DO BRASIL, da valorização de todos os povos e grupos humanos que formam a população brasileira, do pleno respeito a todo cidadão, nas diferentes esferas da vida. Pela dificuldade do tema, há que se lidar com cuidado, para garantir um tratamento objetivo e compreensivo daqueles aspectos considerados mais relevantes.
O reconhecimento da complexidade que envolve a problemática social, cultural e étnica é o primeiro passo para apontar a necessidade de a escola instrumentalizar-se para fornecer informações mais precisas para questões que vêm sendo ignoradas por um silencioso constrangimento.
Assim ainda há um longo caminho a percorrer até que se chegue, por exemplo, à prática de respeito e solidariedade para com os portadores de deficiência física e mental.
História de injustiça para com as mulheres, nas mais diversas dimensões da vida, do cotidiano na vida privada a situações profissionais. Injustiças frequentemente agravadas, quando se manifestem em conjunto com problemas vinculadas a descriminação por motivo de raça/etnia, cultura e exclusão socioeconômica.
A pluralidade cultural existente no Brasil é fruto de um longo processo histórico de interação entre aspectos políticos e econômicos, sem dúvida, pluralidade vive-se, ensina-se e aprende-se. É trabalho de construção, no qual o envolvimento de todos se dá pelo respeito e pela própria constatação de que, sem o outro nada se sabe sobre ele, a não ser o que a própria imaginação fornece,
por isso o multiculturalismo é necessário para o bem estar da humanidade.
ETAPA 1 4
Diferenças culturais no meio escolar
O nosso país, é conhecido por ter uma grande variedade de raças. Diversos imigrantes vieram antigamente para ao Brasil, e isso contribuiu muito para que o nosso país se tornasse cada vez mais diversificado. Essa pluralidade cultural está presente dentro da escola também.
A escola tem um papel fundamental quando falamos de diferentes culturas, ela deve reconhecer essa grande diversidade cultural, superando qualquer tipo de discriminação que houver, pois os grupos que compõe o nosso país são diversos. Sendo assim, as pessoas, os alunos, tem o dever de em primeiro lugar saber respeitar quem possui costumes e culturas diferentes das nossas. Elas devem saber conviver em meio a essa adversidade. Como cidadãos conscientes, devemos ter uma postura que eleve o sentimento de igualdade, e devemos conhecer e respeitar o modo de vida dos diferentes grupos.
Vivemos em uma sociedade onde infelizmente o preconceito tem se mostrado nítido. Muitas pessoas se esquecem de que todos temos direitos. Uma pessoa não pode ser julgada por sua crença, por sua raça, por sua cor e muito menos por sua cultura. O respeito, a igualdade e a solidariedade são boas práticas para vivermos bem em sociedade. É necessário que se desenvolva sabendo que é composta por pessoas que não tem os mesmos costumes, a mesma raça e muitas vezes nem a mesma opção sexual. A partir do momento que as pessoas se conscientizarem de que todos somos iguais, diversos benefícios sociais virão a tona, além de todo e qualquer tipo de preconceito ser erradicado.
ETAPA 2 5
Estereótipos
...