Atps educação e diversidade
Por: rmacedo • 23/4/2015 • Resenha • 470 Palavras (2 Páginas) • 412 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA TABOÃO DA SERRA
Pedagogia
1º semestre
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
Dilma da Conceição dos S. Amate RA: 1581992389
Joana Verzani Dutra Macedo RA: 1596849439
Karoline dos Santos Silva RA: 1578959049
Lidiane Araújo dos Santos RA: 1580117593
Nívea Maria de Oliveira Melo RA: 1575157141
Rosilene Maria da Costa Lima RA: 1570211171
Profª: Érika Cristina Rocha Fragoso
TABOÃO DA SERRA
2015
PLURALIDADE CULTURAL
Há muitas diversidades culturais existentes no Brasil, sendo elas, indígenas, afro-descendentes, inclusão, homossexualismo, crenças, entre outros.
Nós, educadores precisamos conviver com estas situações e até mesmo se adaptar à elas, respeitando assim cada cultura.
O professor e o aluno devem ter a consciência de que a realidade em que vivemos é parte de um mundo complexo, deve se observar o comportamento de cada um.
As crianças, nas escolas estão aprendendo a cada dia conviver com essas diferenças, cabendo ao educador também incentivar a igualdade, trazendo dinâmicas, trabalhos em equipe, para que possam interagir uns com os outros expondo suas idéias e respeitando a do outro.
Podemos observar que a pluralidade cultural, já faz parte do nosso cotidiano e é uma realidade da vida, portanto, devemos respeitar os valores culturais de cada um, assim cada um pode ter uma educação digna e com qualidade.
Cultura e educação constroem juntas, respeitando a pluralidade cultural.
Direitos humanos
De acordo com as pesquisas em direitos humanos, podemos afirmar que, todos somos iguais independente de raça, crença, cultura, entre outros, todo ser humano tem o direito de expor suas idéias e a viver em sociedade.
Estamos vivendo em uma época de muitos preconceitos, desrespeito de valores, excluindo-os às vezes de sua liberdade de expressão.
A educação é um dos direitos humanos mais importantes a ser seguido, pois é com ela que formamos bons cidadãos, mesmo que na prática algumas leis não sejam seguidas, como por exemplo, na educação especial, onde as pessoas deveriam ter todo um suporte na escola em que ingressar, ou seja, tendo atenção e pessoas qualificadas para tal, fazendo assim, onde as crianças “não especiais” tenham entendimento das diferenças e assim se adaptando com elas em suas vidas.
Quando se trata de direitos humanos na educação se trata de igualdade de direitos, envolvendo desde a criança até ao idoso.
No entanto, podemos concluir que, a educação não pode partir de uma sociedade homogênea, devemos entender que todo cidadão tem o seu direito de formação, e que o aprendizado está ligado à vivência do valor da igualdade.
Referências bibliográficas
BARTH, R. A. Personal Visiono F. a Good School, in: Phi Delta kappan, 1990, n. 71 p.512. 571
BENEVIDES, M.V. Cidadania e direitos humanos. in: Carvalho, j. s. (org)
...