Atps Gestao Urbana
Casos: Atps Gestao Urbana. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 30/9/2014 • 1.683 Palavras (7 Páginas) • 400 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – PÓLO TUCURUÍ
CST EM GESTÃO PÚBLICA
DISCIPLINA – GESTÃO URBANA E DE SERVIÇOS PÚBLICOS
4º SEMESTRE
Professor a Distância: ROSEMEIRE FARIAS
Tutora Presencial: JANAÍNA DA CONCEIÇÃO ALVES DINIZ.
ELIANI MEZZOMO FRANCISCHETTO ----------------------------------------------RA: 410951 FRANCISCO GARCÊS DA COSTA ----------------------------------------------------RA: 426693 RAIMUNDO NONATO ALVES ---------------------------------------------------------RA: 407158 THOMAS AMNON COELHO DE SOUSA --------------------------------------------RA: 430438 ROQUE SANTOS LIMA ------------------------------------------------------------------RA: 434631
TUCURUÍ – PA
2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – PÓLO TUCURUÍ
CST EM GESTÃO PÚBLICA
DISCIPLINA – GESTÃO URBANA E DE SERVIÇOS PÚBLICOS
Trabalho apresentado como requisito de avaliação Curso Superior Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Anhanguera UNIDERP, Centro de educação à distância – Pólo Tucuruí disciplina de Gestão Urbana e de Serviços Públicos, ministrada pela Professora à distância ROSEMEIRE FARIAS e a Tutora Presencial: JANAÍNA DA CONCEIÇÃO ALVES DINIZ, para obtenção da Atividade Avaliativa.
TUCURUÍ – PA
2014
1 - INTRODUÇÃO
Com o crescente aumento da população é necessário que os serviços oferecidos e as instituições públicas prestadoras de serviços também evoluam. Decorre daí a importância dentro dessas organizações da existência de indivíduos aptos e dispostos a serem potenciais criadores e transformadores.
Atualmente vivemos a necessidade de reestruturação do serviço público, em que a renovação de conhecimento assume papel fundamental para o sucesso de um serviço que possa servir a comunidade. Somada a essa necessidade de reestruturação, os usuários do serviço público estão cada vez mais instruídos, com maiores expectativas e exigências em relação ao serviço prestado. Ante a essa nova realidade surge a necessidade de um serviço público de qualidade, célere, eficaz e eficiente, com transparência e com o menor dispêndio possível de recursos.
Diante desse novo cenário, é de suma importância que da mesma forma que o setor privado, os órgãos públicos respondam de forma rápida e com efetividade às novas demandas da população, propiciando o desenvolvimento, inovação e ampliação do serviço oferecido.
Faremos uma pesquisa de satisfação com os usuários do Serviço de Saúde Pública do município de Breu Branco que segundo informações do Censo IBGE 2010 possui uma população de aproximadamente 52.000 habitantes, no mesmo ano foram investidos cerca de R$ 14 milhões de reais na prestação dos serviços de saúde pública. O principal objetivo dessa pesquisa é identificar a principais deficiências encontradas pelos usuários e servidores, quando necessitam utilizar os serviços públicos de saúde oferecidos pelo governo do município de Breu Branco.
2 – DIAGNÓSTICO, PESQUISA DE SATISFAÇÃO COM USUÁRIOS E SERVIDORES DO SERVIÇO DE SAÚDE PÚBLICA:
Após breve análise do cenário da saúde pública no município de Breu Branco formulamos um questionário composto por 06(cinco) questões sobre temas relacionado ao setor e que estiveram em evidencia no ano de 2011. Tendo como público alvo os usuários e os servidores que trabalham na rede pública de saúde, o intuito dessa pesquisa é identificar quais são os principais problemas encontrados.
2.1- Questionário aos usuários:
Em média quanto tempo você costuma esperar para ser atendido?
a)-( ) 30 minutos a 01 hora;
b)-( ) 01 hora a 03 horas;
c)-( ) 03 ou mais horas.
Você acha que os recursos destinados são suficientes para manter a rede pública de saúde do município de Breu Branco?
a)-( ) sim b)-( ) não
Como você avalia a qualidade do atendimento prestado pelos servidores da Secretaria de Saúde (médicos, auxiliares, enfermeiros e etc.)?
a)-( ) bom b)-( ) médio c)-( ) ruim
Qual das alternativas a baixo você acredita ser a mais eficaz para melhorar o serviço oferecido?
a)-( ) mais investimentos;
b)-( ) contratação de mais servidores;
c)-( ) ampliação da rede de atendimento;
d)-( ) investimentos na formação e capacitação dos servidores.
Você acha que o Governo tem se empenhado para melhorar a rede de atendimento?
a)-( ) sim b)-( ) não
Como você avalia a qualidade do serviço prestado?
a)-( ) bom b)-( ) médio c)-( ) ruim
2.1.2 - Questionário aos servidores:
Como você avalia a estrutura de trabalho oferecida?
a)-( ) bom b)-( ) médio c)-( ) ruim
Você acha que os recursos destinados são suficientes para manter a rede pública de saúde do município de Breu Branco?
a)-( ) sim b)-( ) não
Como você avalia a qualidade do atendimento que você presta aos usuários?
a)-( ) bom b)-( ) médio c)-( ) ruim
Qual das alternativas a baixo é a mais eficaz para garantir que você desempenhe um bom trabalho?
a)-( ) investimentos na formação e capacitação dos servidores;
b)-( ) contratação de mais servidores;
c)-( ) aumento salarial;
d)-( ) melhoria nas condições de trabalho.
Você acha que o Governo tem se empenhado para melhorar a rede de atendimento e garantir que você desempenhe um bom trabalho?
a)-( ) sim b)-( ) não
Como você avalia a atuação do seu gestor?
a)-( ) bom b)-( ) médio c)-( ) ruim
Foram entrevistados 30 (trinta) usuários e 30 (trinta) profissionais dos diversos setores da Secretaria de Saúde do Município de Breu Banco/PA. Ao final desse trabalho os resultados da pesquisa servirão para direcionar o Plano de Melhorias proposto por esse grupo.
2.2 – Demonstrativo dos dados levantados:
2.2.1 – Questionário aos usuários:
Alternativa
(a) Alternativa
(b) Alternativa
(c) Alternativa
(d)
Questão 01 05 10 15
Questão 02 03 27
Questão 03 07 20 03
Questão 04 10 05 10 05
Questão 05 10 20
Questão 06 02 18 10
2.2.2 – Questionário aos servidores:
Alternativa
(a) Alternativa
(b) Alternativa
(c) Alternativa
(d)
Questão 01 03 07 20
Questão 02 05 25
Questão 03 15 10 05
Questão 04 09 11 02 08
Questão 05 06 24
Questão 06 04 25 11
3 – PLANO DE MELHORIAS:
3.1 – Introdução:
Esse plano de melhorias visa direcionar um conjunto de ações, que devem ser desenvolvidas para sanar os problemas apontados a partir de pesquisa feita com os usuários e servidores da rede de saúde pública do município de Breu Branco/PA. Segundo informações do Censo IBGE 2010, Breu Branco possui uma população de 52.493 habitantes, e no mesmo ano foram investidos R$ 14.677.361,63 na prestação dos serviços de saúde pública.
3.2 - Modelo de Gestão escolhido:
O modelo de escolhido é o de Gestão Baseada em Processos. Esse modelo de gestão trabalha integradamente com todas as etapas de um processo de produção de um bem ou de um serviço e busca a substituição do tradicional modelo de gestão por tarefas – fragmentado por outro modelo integrado – de forma que se obtenha uma visão sistêmica de toda a extensão das ações governamentais.
Os processos envolvem a utilização de recursos humanos, materiais e financeiros, observância de leis e de demais condições e, como se trata de uma ação integrada, pode-se perceber melhor onde estão os gargalos, com vistas à sua melhoria.
Entre as vantagens de se trabalhar com processo estão a redução dos prazos, a redução de custos, a melhoria da eficiência interna a melhoria na qualidade e o aumento da satisfação dos cidadãos e dos servidores, uma vez que é maior a compreensão de como os produtos e serviços são realizados, como também para que servem, isto é, onde e como eles irão agregar valor para o cidadão.
Alguns exemplos de processos são: compras governamentais, atendimento ao contribuinte, concessões e permissões de transportes públicos, realização de concursos públicos, etc. Nunca é demais lembrar que a gestão baseada em processos procura sempre focar o cidadão, considerado como cliente.
3.3 - Ponto de vista dos usuários:
A partir dos dados coletados, pode-se perceber que o grau de insatisfação dos usuários é elevado, e praticamente todos os problemas destacados tem relação direta com os investimentos financeiros. Este fato pode ser comprovado ao analisarmos o resultado de “empate” obtido na questão “04”, tendo em vista que a sugestão oferecida na alternativa “a” está diretamente ligada à sugestão da alternativa “c”.
No que diz respeito ao atendimento prestado pelos servidores o resultado foi satisfatório, uma vez que se esperava que a maior parte das reclamações estivessem ligadas ao tratamento dado pelos servidores aos usuários. A partir desse dado levantado chegamos a conclusão de que o usuário deixou de atribuir a má qualidade dos serviços ao profissional que está desempenhando a função e passou a se importar com a qualidade da estrutura que é fornecida pra que esse trabalho seja desenvolvido.
3.4 - Ponto de vista dos servidores:
Entre os servidores o resultado não foi diferente, mais uma vez a falta de investimentos é refletida em resultados negativos. É perceptível a descrença no Modelo de Gestão aplicado pelo Estado que não contempla maiores investimentos no setor.
Se levarmos em consideração o resultado obtido nas questões “03, 04 e 05” é possível perceber que os servidores estão comprometidos em atender e prestar um serviço de qualidade, mas as condições de trabalho que lhes são oferecidas impedem que isso de fato aconteça.
3.5 – Ações propostas:
1°: Aumento da verba destinada ao serviço de saúde pública, priorizando os investimentos em infraestrutura e melhoria das condições de trabalho;
2°: Investimentos na formação e qualificação dos profissionais da saúde;
3°: Dar celeridade aos processos visando a satisfação do público alvo;
4°: Promoção de concursos públicos para aumentar o efetivo de servidores;
5°: Criação de mais unidades de saúde com intuito de encurtar a distância que o usuário tem que percorrer para ser atendido e evitar a superlotação das unidades existentes.
4 - CONCLUSÃO
Cada vez mais assistimos a fragmentação de um Estado que não tem condições de assegurar, sequer, os direitos elementares dos cidadãos: saúde, educação e segurança. Vivemos em um estado democrático de direito, o que significa que fizemos um "acordo" com esse Estado. Abrimos mão de prover os meios de nossa própria segurança, educação e saúde e confiamos ao Estado a responsabilidade de viabilizar a satisfação dessas necessidades básicas.
Ao final desse trabalho acadêmico esperamos oferecer uma solução simples, barata e viável para um dos maiores problemas do Estado, a questão da saúde pública. É através da Gestão Participativa e da implementação de ferramentas de gestão mais modernas que poderemos resolver toda a problemática hora existente, mas para que esses modelos possam realmente funcionar é preciso que o Estado dê ouvido as sugestões dos usuários e dos servidores desse setor.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- ALVES, LUIZ ROBERTO; CARVALHO, MARCELO (ORG.). CIDADES: IDENTIDADE E GESTÃO. SÃO PAULO: SARAIVA, 2009;
HTTP://WWW.AMCG.ORG.BR/UPLOADS/FILES/06NOVAADMINISTRACAOPUBLICA.PDF;
PRÁTICA DE GESTÃO DE SERVIÇO PÚBLICO. DISPONÍVEL EM: HTTP://KLEBERNOBREGA.WORDPRESS.COM/2011/10/21/PRATICA-DE-GESTAO-DE-SERVICOPUBLICO/;
PLT 148 – TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS DE GESTÃO;
WIKIPEDIA.ORG.
...