Atps Gestão De Desempenho
Artigos Científicos: Atps Gestão De Desempenho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dannapose • 17/10/2014 • 5.397 Palavras (22 Páginas) • 258 Visualizações
GESTÃO DE DESEMPENHO.
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA APLICADO A RECURSOS HUMANOS
MACAÉ - RJ
2014
SUMÁRIO
Etapa 1........................................................................................................pág.03
Dados da empresa.......................................................................................pág.04
Missão, visão, valor, objetivos....................................................................pág.07
Etapa 2.........................................................................................................pág.08
Funções........................................................................................................pág.09
Pontos fortes/ Fracos....................................................................................pág.09
Proposta de desempenho..............................................................................pág.09
Etapa 3..........................................................................................................pág.10
Avaliação de desempenho............................................................................pág.10
Como implementar a gestão de desempenho...............................................pág.12
Etapa 4..........................................................................................................pág.14
Modelo de gestão de desempenho................................................................pág.14
Considerações finais.....................................................................................pág.23
Bibliografia...................................................................................................pág.23
Etapa 1
Gestão de Pessoas é um papel muito importante para a organização, que tem sob sua responsabilidade os colaboradores, enfim, as pessoas. Por essa razão, ela é contingencial, estratégica e situacional e, depende principalmente das características do ambiente, do negócio da empresa, das políticas internas e externas, das suas funções e processos, que possam afetar a estrutura organizacional da empresa.
Diante desse cenário, as pessoas deixam de ser vistas como problemas e, passam a ser a solução desses problemas, deixam de ser um desafio para se tornarem vantagem, o diferencial para que estas organizações possam ser efetivamente competitivas. As pessoas deixam de ser recurso organizacional mais importante, para se tornarem os parceiros principais para o sucesso do negócio da empresa.
Dentro desse contexto a Gestão de Desempenho surge como uma resposta a essas mudanças, uma complexa estratégia que têm por finalidade transformar as atitudes e comportamentos agregando valores ao capital humano das organizações, de modo que elas possam melhorar e adaptar-se ao novo mercado e suas tecnologias.
Este modelo de gestão, voltado para a melhoria do desempenho individual dentro da empresa, tem papel fundamental para o crescimento da empresa onde os valores humanos contribuem significativamente para o crescimento e o sucesso, bem como passa a fazer parte integrante do planejamento estratégico da organização, bem como, uma ferramenta importante para o incentivo ao alcance dos objetivos individuais e coletivos.
A globalização tornou a vida do profissional ainda mais competitiva e, com as constantes transformações, a Gestão de Pessoas observou que o investimento em programas de treinamentos como forma de melhoria do desempenho dos colaboradores passou a ser uma necessidade básica.
A Gestão de Desempenho a empresa passou a investir na qualidade profissional de seus colaboradores. Para que seus conhecimentos, habilidades, competências e criatividade, proporcionem fortes impactos na produtividade e lucratividade da organização.
A Gestão de Pessoas focada na Gestão de Desempenho é um fator de grande relevância nas empresas, e apresenta um paradoxo, onde o capital humano passa a constituir uma vantagem competitiva principal, e é preciso investir para desenvolvê-lo e ceder espaço para seus talentos. Essas duas ferramentas de gestão confirmam que o capital humano de uma organização deve ser cada vez mais valorizado, pois o que faz uma organização é seu capital intelectual, estes são elementos cruciais para o alcance dos objetivos e metas da empresa.
A Gestão de Desempenho fornece as informações básicas para todos os processos de gestão de pessoas, proporciona o desenvolvimento profissional dos funcionários.
No modelo de Gestão por Competência a avaliação é apenas uma ferramenta que auxilia o funcionário a clarear para si mesmo e para a organização, quais as competências que possui e quais deverão buscar desenvolver ou incrementar. Esse processo deverá sempre
estar alinhado as competências essenciais da própria organização. A avaliação inicia-se pelo mapeamento, que irá permitir colher dados relativos às competências necessárias para o bom desempenho das atividades e perfil do funcionário quanto a estas competências, categorizando-as em três blocos, que são:
• Competências Conceituais (conhecimento e domínio de conceitos e teorias que embasam as técnicas);
• Competências técnicas (domínio de métodos e ferramentas específicas para determinada área de trabalho)
• Competências interpessoais (permitir que as pessoas se comuniquem e interajam de forma eficaz. Atitudes e valores pessoais).
As pessoas com suas atitudes, conhecimentos e habilidades são o principal alicerce das organizações. Neste novo contexto, as pessoas deixam
...