Atps Gestão De Desempenho
Projeto de pesquisa: Atps Gestão De Desempenho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tahceci • 2/12/2014 • Projeto de pesquisa • 1.583 Palavras (7 Páginas) • 226 Visualizações
Introdução
Dentro do sistema capitalista, as empresas precisam fabricar produtos e prestar serviços de qualidade, visando aumentar a quantidade de consumidores desses produtos e serviços, o que gera o tão almejado lucro e fomenta o mercado de trabalho, energia vital de todo o ciclo econômico. O sucesso desse mecanismo depende totalmente da qualidade técnica dos funcionários dessa empresa e de que forma esses conhecimentos são utilizados, para que haja aumento da produtividade. Mas, o que é necessário para a obtenção de tais objetivos, satisfazendo consumidores, funcionários e donos das empresas? Como é possível gerar um aumento do consumo dos produtos e, ao mesmo tempo, contentar consumidores e funcionários? As respostas certamente estão ligadas ao desempenho dos funcionários em suas atividades dentro da organização e da quantidade e qualidade da entrega de cada um deles em suas atribuições e prerrogativas. Daí nasce a importância do setor de RH, que tem o dever de gerenciar a competência de cada trabalhador (conhecimento técnico), com o máximo desempenho (capacidade volitiva).
Resenha
Abrimos, então, o debate para o termo "competência". Para a corrente norte-americana, competência é o conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes individuais do funcionário, identificadas no transcorrer de suas atividades laboriais. Já a corrente francesa associa a competência, não a atributos e conhecimentos de suas atividades, no setor onde está empregado; são suas realizações num determinado contexto.
Percebe-se que essas duas correntes são complementares e hoje, no Brasil, utiliza-se a abordagem integradora, que alia a competência às duas correntes acima descritas. Desloca-se, assim, o foco da organização da previsão do processo para aprevisão de resultados, conferindo destaque às iniciativas inteligentes dos indivíduos e ao modo como desempenham suas funções.
Portanto, competência deve ser compreendida como responsabilidade assumida pelo indivíduo diante de situações produtivas; o modo de realizar seu trabalho, dos conhecimentos e capacidades mobilizados em cada situação profissional; e, por fim, a capacidade do indivíduo construir e interagir com os outros indivíduos da organização, visando otimizar seu rendimento. É o tripé saber, saber-fazer e saber-ser, exigindo assim, do setor de RH, administrar e gerir a competência, conforme políticas e práticas organizacionais da empresa.
Competência Organizacional
Concentramos as atenções para competência no plano individual. No entanto, competência não está ligada só às qualidades de cada indivíduo, mas também às equipes de trabalho ou até mesmo à organização como um todo. Assim, nasce o termo competência organizacional, atribuindo resultados esperados ao "modus operandi" de determinada equipe de funcionários, de acordo com a competência e o desempenho de cada indivíduo da equipe e seus recursos materiais internos e externos.
Dados da Empresa
Foram obtidos através da Funcionária Rita de Cássia Fabrini, com o cargo de Recursos Humanos, onde é colaboradora há um ano e sete meses, os dados abaixo:
4.1 Empresa: Corinthians Futebol Clube de Santo Andre- SP
4.2 Localização: Rua Sete de Setembro, 288 Vila Alzira Santo Andre-SP CEP: 09030- 160.
Tem seguimento em Recreação Esportiva, com 5000 Metros, o seu público alvo: São crianças, adolescentes, e terceira idade.
Atualmente com 12 funcionários a Empresa tem como:
4.3 Missão: Proporcionar integração social e esportiva, num ambiente acolhedor, promovendo momentos de alegria e bem-estar, para plena satisfação de nossos associados e familiares.
4.4 Visão: Valorizar cada vez mais o associado, com serviços de excelência e espaços apropriados para a prática esportiva e social, respeitando o meio ambiente.
4.5 Valores: Bem-estar dos associados e seus dependentes; Respeito às normas do clube; Gestão de pessoas; Amizade entre os associados; Preservação do meio ambiente; Qualidade no atendimento; Incentivo ao esporte cidadania.
4.6 Organização: Manter o clube limpo, organizado e funcionando para seus associados.
4.7 Ética: ter postura ética profissional, cumprir estatuto social, regimento interno e obrigações legais vigentes.
4.8 Segurança: garantir condições para que o associado sinta-se seguro.
4.9 Responsabilidade Social: promover eventos beneficentes e atender as necessidades sociais e culturais da comunidade a qual está inserida.
4.10 Espírito de Equipe: estimular nos associados o compromisso do compartilhar para o bem comum.
4.11 Foco no associado: atender as necessidades e expectativas do associado, com excelência.
4.12 Respeito pelo outro: ter uma atitude gentil e educada entre colaboradores e associados. Inovação: modernizar o clube de forma criativa e inovadora.
4.13 Qualidade de vida: motivar a prática de atividades que valorizem a saúde e o bem-estar do associado.
5. Auxiliar Administrativo
Um auxiliar administrativo é responsável por executar serviços administrativos em geral, são serviços de apoio essenciais para que as obrigações administrativas da empresa sejam cumpridas.
As tarefas dos auxiliares administrativos mudam de acordo com as necessidades da empresa.
Descrição do cargo
Entre as tarefas exercidas pelos auxiliares administrativos estão: rotinas do trabalho que incluem a recepção de usuários dos serviços da empresa, preenchimento de formulários, atividades de estrutura e formação de arquivos de documentos, recebimento e organização de materiais, atendimento telefônico, formação da agenda de atividades, digitação e elaboração de documentos, serviços auxiliares de controle financeiro, de estoques, atividades de compras de mercadorias, fornecimento de informações aos clientes internos e externos, serviços de apoio ao departamento pessoal como entrega de cheques, vales,formulários e outros.
É solicitada também a presença dos auxiliares
...