Atps Gestão de Custos Logísticos
Por: guilherme107 • 7/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.075 Palavras (13 Páginas) • 286 Visualizações
Curso: Tecnologia em Logística
Nomes: RA:
Gestão de Custos Logísticos
Sorocaba – São Paulo
ATPS
GESTÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS
PARTE 1 – VISITA TÉCNICA ORGANIZAÇÃO FLEXTRONICS (ATIVIDADES DE ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO)
1-Como é o regime de caixa no setor?
Resposta: Temos alguns controles, de acordo com a verba que é provisionada mensalmente no FOL.Todos os meses temos as despesas com os colaboradores, por exemplo, quando um colaborador sai de férias, neste mês não aparece na folha.Já em termos de gastos desembolsáveis a variação de inventário é monitorada pela corporação, mensalmente e devemos manter os níveis de acurácia exigidos, pois afetam diretamente o caixa da empresa.
2-Os investimentos são realizados de qual maneira?
Resposta:É realizado um levantamento junto a gestão da área, para que o investimento, uma vez, antes de ser realizado, seja cotado, conforme normas corporativas.Uma vez que aprovado, realizamos o investimento, em equipamentos, paleteiras,estruturas e no próprio estoque.
3-Como são calculadas as perdas?Quais tipos de perdas têm?
Resposta:São calculadas de acordo com os gráficos, métricas e valores de inventário que temos mensalmente nos fechamentos financeiros e anualmente no fechamento corporativo.Obsolescência de estoque, variações de inventário, desperdícios nos processos, mão-de-obra desnecessária, erros de cotações, perdas de materiais, retrabalhos e todas atividades que não agregam valor na operação.
4-Explique o comportamento da operação diante do volume de atividade.
Resposta:A operação é prestadora de serviços, portanto é tratada com o maior controle possível, pois os recursos precisam estar treinados e aptos aos volumes que variam no decorrer dos meses durante o ano.Em determinadas ocasiões, temos algumas dificuldades mediante as exigências extremas de nossos clientes e nossa mão-de-obra em alguns casos restrita.Vale ressaltar, que as estratégias em nossa operação, estão sendo refeitas, para atender as mais diversas variações possíveis na demanda.
5-Mencione como são administrados os custos não controláveis.
Resposta:Esse tipo de custo não é controlado a risca, pois fazemos rateio com as demais áreas, pois os volumes de prestação são variáveis de acordo com nossa prestação de serviços.Em um mês com maior incidência de embarques, nosso custo com transportes e segurança é maior, já em um mês com menos embarques, varia.Mantemos o rateio neste tipo de custo, para atender todas as áreas de maneira igual.
6-Como são calculados os custos de armazenagem e movimentação?
Resposta:Quando calculamos uma cotação a um cliente, solicitamos as informações sobre seus processos como:volume e tipo de material, variação de movimentação e pedidos em um mês/ano, e sua demanda envolvendo ciclo de vida dos produtos.Temos na operação de armazenagem, as estruturas,os níveis de estoque, os itens que podem se tornar obsoletos, a tecnologia de informação, os equipamentos, área do armazém,empresas de transporte,deslocamento interno se necessário, os ativos e as características gerais de cada operação.O gestor da área participa do processo, para sugerir,observar e planejar a alternativa mais rentável a organização.
7-A empresa possui transporte próprio?Explique como é feito o transporte de produtos aos clientes.
Resposta:Não.Terceirizamos o transporte de acordo com as cotações realizadas junto aos clientes, mencionando o fator gerenciamento de risco.
Para alguns clientes, pagamos o transporte durante o mês e depois somos reembolsados.Já em outros casos, todo o transporte e seguro é por conta do cliente.Temos três transportadoras de serviço, sendo que uma tem escritório, dentro de nossa empresa.
8- Como são calculados os custos de inventário?
Reposta:São calculados e gerenciados pelo nosso sistema operacional de informação, que contabiliza todas entradas e saídas, informando também suas variações no decorrer do mês/ano.Assim podemos saber se nosso inventário teve aumento ou redução em determinado período.Dessa maneira, temos a representação do estoque em números e balanços financeiros.Como já mencionados anteriormente, temos metas estabelecidas pela coorporação, para manutenção e controle desses custos.Temos a obrigação de manter nosso valor contábil, igual ao físico, para que o custo apresentado seja real e não cause impacto nos pedidos de nossos clientes.
9-Informe os custos de tecnologia de informação na logística.
Resposta:Nosso software que gerencia a operação é mantido mundialmente, em todas as plantas de nossa empresa, sendo monitorado e administrado pela área de IT, que tem como responsabilidade em manter o sistema disponível e apurar possíveis problemas, trabalhando também nas possíveis correções e ações preventivas.Nossa área tem responsabilidade em manter as informações ali presentes, atualizando os dados em cada movimentação realizada, simultaneamente, junto ao físico.
10-Faça um resumo dos custos em sua operação, para informar apuração do custo logístico total.
Resposta:Nossos custos são variáveis de acordo com as demandas , solicitadas por nossos clientes.Temos durante o ano, diversos cenários em um ambiente fixo.Com certeza, mediante essas alterações, traçamos estratégias diferenciadas para nosso custo ser o menor possível.Trabalhamos com medidas preventivas, tendo como objetivo, evitar todo desperdício eliminando ações e situações desnecessárias.A apuração do custo é calculada mensalmente e analisada durante e no fechamento de nosso ano fiscal.
Para realizar esse trabalho, foram pesquisados conceitos dos autores:¨ MARTELANC, R.; PASIN, R.; CAVALCANTI, SILVA, C.; PINTO, A.; LIMEIRA, A.; COELHO e HOJI, M.
Custos de transporte
O transporte no plano nacional e internacional é considerado como um dos subprocessos mais relevantes da logística
O transporte participa de diversas partes dos processos logísticos e envolve deslocamentos desde a produção do produto ate a entrega final aos seus consumidores. Nas empresas sempre deve configurar a redução dos custos do transporte nunca pode esquecer a qualidade de serviços oferecidos aos clientes nunca pode ser deixado em segundo plano. Deve priorizar pela excelência dos serviços para ter diferencial competitivo.
...