TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Matematica Financeira

Trabalho Escolar: Atps Matematica Financeira. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 3

Matemática Financeira:

Matemática Financeira é a ciência que estuda a mudança do valor do dinheiro com o decorrer de tempo; para isso cria modelos que permitem avaliar e comparar o valor do dinheiro em diversos pontos do tempo. O conhecimento de matemática financeira é indispensável para compreender e operar nos mercados financeiro e de capitais, e atuar em administração financeira com baixo tempo e custo de decisão.

A Matemática Financeira possui diversas aplicações no atual sistema econômico. Algumas situações estão presentes no cotidiano das pessoas, como financiamentos de casa e carros, realização de empréstimos compra, a crediário ou com cartão de crédito, aplicações financeiras, investimentos em bolsas de valores, entre outras situações. Todas as movimentações financeiras são baseadas na estipulação prévia de taxas de juros. Ao realizarmos um empréstimo a forma de pagamento é feita através de prestações mensais acrescidas de juros, isto é, o valor de quitação do empréstimo é superior ao valor inicial do empréstimo. A essa diferença damos o nome de juros.

O conceito de juros surgiu no momento em que o homem percebeu a existência de uma afinidade entre o dinheiro e o tempo. As situações de acúmulo de capital e desvalorização monetária davam a ideia de juros, pois isso acontecia em razão do valor momentâneo do dinheiro.

Capital:

O Capital (C) é o valor de um ativo representado por moeda e/ou direitos passíveis de uma expressão monetária, no início de uma operação financeira.

Juros:

Juros (J) representam a remuneração do Capital empregado em alguma atividade produtiva. Os juros podem ser capitalizados segundo dois regimes: simples ou compostos.

Montante:

Denomina-se montante (M) a soma do capital e do juro que foi acordado na operação financeira e que é devido ao final da mesma. Esta definição mostra a você que se verifica a seguinte relação:

M = C + J que é denominada equação básica da Matemática Financeira.

Valor presente:

Valor presente (PV) é o valor de uma operação financeira na data presente. É um valor intermediário entre o montante e o capital.

Valor futuro:

Valor futuro (FV) é o valor de uma operação financeira em qualquer data compreendida entre a data presente e o vencimento da operação.

Prazo:

Prazo(N) é o número de períodos que compõem o intervalo de tempo utilizado.

Taxa de juros:

Taxa de juros (i) é o coeficiente resultante da razão entre o juro e capital. A cada taxa, deverá vir anexado o período a que ela se refere. i=j/c

JUROS SIMPLES

Juros simples e o juro de cada intervalo de tempo e sempre é calculado sobre o capital inicial emprestado ou aplicado. Os juros do período não são somados ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes. Os juros não são capitalizados e, consequentemente, não rendem juros.

Fórmulas:

Valor do juro simples - J

Valor do montante simples - FV

Valor Presente – PV

Cálculo da taxa de juros simples – i

Cálculos do período em juros simples – n

Exemplos:

1) (CESAR, 2000). Se R$ 3.000,00 foram aplicados por cinco meses à taxa de juros simples de 4% ao mês, determine:

a)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com