TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Materiais

Ensaios: Atps Materiais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1

Passo 1

Pesquisar em livros da área as numerosas aplicações da mecânica dos fluidos num automóvel, principalmente quanto aos componentes associados ao transporte de combustível.

Introdução - Aplicações

Mecânica dos fluidos é a ciência que tem por objetivo o estudo do comportamento físico dos fluidos e das leis que regem este comportamento. Pode-se entender como fluido o nome geral que é dado a líquidos e gases. O ramo da Física que estuda o comportamento de substâncias fluidas em condições de repouso ou de movimento é denominado de Mecânica dos Fluidos. Nos automóveis a Mecânica dos Fluidos é importante desde e o inicio do projeto do automóvel (aerodinâmica); todos os Sistemas de propulsão e fluxo incluindo bombas, separadores, compressores, turbinas, Lubrificação, Sistemas de aquecimento e refrigeração para residências. No transporte de combustível o elemento principal é A bomba de gasolina, que torna-se necessária num sistema de alimentação, já que o sistema de combustão fica normalmente a um nível mais elevado que o tanque de combustível, Existem dois tipos de bombas: as mecânicas, que se situam necessariamente no compartimento do motor, pois são acionadas por este e elétricas, instaladas normalmente próximo do tanque (ou dentro dele mesmo), afastadas do motor e do calor por este liberado.

Bomba de gasolina mecânica

Consiste numa câmara dividida por um diafragma. A parte superior contém um filtro e um copo de sedimentação e apresenta duas válvulas com molas para regular o fluxo da gasolina. Na parte inferior encontra-se uma mola que regula a pressão de alimentação da gasolina e uma haste de comando (braço ou alavanca) acionada pela árvore de comando das válvulas. O diafragma é alternadamente impelido para baixo pela haste e para cima pela mola. Quando o carburador está cheio e a válvula de agulha fechada, não se verifica qualquer passagem de gasolina e o diafragma permanece na sua posição inferior. Em consequência , a haste de comando oscila sem acionar o diafragma. As bombas mecânicas são muito eficazes; contudo, funcionam apenas com o motor trabalhando e apesar de isolados, estão sujeitos a ação do calor do motor.

Bomba de gasolina elétrica

As bombas elétricas tem o mesmo princípio das bombas mecânicas, bombear combustível. Existem duas posições onde são colocadas, internamente, no tanque de combustível e externamente, nas tubulações que levam a gasolina até o motor. Quanto aos tipos de bombas temos: de roletes e paletas.

Passo 2

Explicar como deve ser iniciado o bombeamento, uma vez que: Matheus sugeriu que a garrafa seja colocada no chão (por questão de segurança); João Paulo acredita que a garrafa deva ser colocada no nível do tanque para facilitar o escoamento; e o grupo de jovens acredita que a garrafa deva ser colocada acima do nível do tanque de gasolina, como modo de capturar os vapores do combustível. Apresentar um esquema para que seja realizado o bombeamento da gasolina para a garrafa, de maneira correta e coerente com os princípios físicos.

O ideal para se realizar o bombeamento de combustível é que se mantenha a garrafa abaixo do nível de gasolina do tanque, assim o fluido não encontraria resistência gravitacional. Se ao invés colocasse a garrafa no mesmo nível do tanque, o nível nos dois braços será o mesmo e o ar estará exercendo a mesma pressão sobre as duas superfícies de gasolina.

Passo 3

Pesquisar, em livros da área, revistas, jornais ou sites da Internet, sobre a densidade e viscosidade da gasolina, e se esses parâmetros se alteram durante o dia. Verificar em que horário é mais vantajoso o abastecimento com esse combustível, baseado em propriedades físicas como densidade e temperatura.

Viscosidade é a grandeza física relacionada a resistência oferecida ao movimento relativo de um fluido onde, podemos definir o coeficiente de viscosidade (η), que segundo a teoria de Arrhenius é inversamente proporcional à temperatura, ou seja, quanto maior a temperatura menor é a viscosidade de um líquido. Os líquidos, sofrem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com