Atps PET Glamour
Ensaios: Atps PET Glamour. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafaepaloma1234 • 3/4/2014 • 3.149 Palavras (13 Páginas) • 246 Visualizações
ETAPA2
INTRODUÇÃO:
Analisando o dossiê que cita sobre a estrutura da empresa Pet Glamour, o tipo de serviço que a mesma presta (neste caso um Pet Shop), como é composto o quadro de funcionários e quais as funções atribuídas a cada um, passamos a avaliar o comportamento individual de cada funcionário, e identificar através dos problemas relatados, o tipo de personalidade que cada um possui, quais são os traços fortes que determinaram esses pontos, e também os pontos negativos.
DESENVOLVIMENTO:
O funcionamento da empresa anda ruim, pois as pessoas não trabalham como uma equipe, não existe colaboração, compartilhamento de ideias, trabalham individualmente, alguns delas acham ser únicos e exclusivos no que fazem, e isso tem gerado diversos conflitos internos.
Não existe um plano de negócio, regras e normas a serem rigidamente seguidas, como por exemplo, no caso dos produtos utilizados para a execução das tarefas, onde os mesmos deveriam constar no controle de estoque, para que na hora de fazer a contabilidade, se possa ter resultados reais do que foi vendido/utilizado.
Falta mais a participação e interação de todos os assuntos da empresa, por parte dos donos.
Conseguimos verificar que a percepção dos indivíduos é o que os levam a agir. Com base nos comportamentos temos a possibilidade de nos prendermos às visões que cada um possui á respeito do serviço que fazem. Sendo que, a percepção depende do que o “peceptor” acredite estar vendo, pois na verdade uma única ação pode ser percebida de varias maneiras diferente.
Esse tipo de percepção deriva-se do ambiente em que a pessoa vive, em suas heranças hereditárias e nos valores que possui. Lembrando que não há uma visão que esteja certa ou errada e sim o que aparenta ser mais correto para cada um.
Abaixo traçamos alguns dos perfis de alguns funcionários do Pet Glamour:
- ALBA – PROPRIETÁRIA – SUPERVISORA GERAL -BANHO E TOSA:
Alba é incapaz de assumir responsabilidades além da sua equipe de banho e tosa, é motivada apenas por objetivos pessoais, muito flexível em relação à liderança. É importante ela buscar a capacitação profissional, para poder colaborar com a administração da empresa.
- JOÃO - PROPRIETÁRIO – RESPONSÁVEL PELO SETOR ADMINISTRATIVO :
João não tem voz ativa, e releva às circunstâncias de conflito existentes na empresa, está sempre sobrecarregado, é introvertido. É preciso dinamismo para que ele busque aprimorar seus conhecimentos e atualizar-se perante os problemas existentes na empresa, e que através de uma boa comunicação e de novas estratégias, consiga solucionar os problemas existentes.
- RUI – GERENTE:
Rui também não possui voz ativa perante o grupo. É um profissional organizado, orientado em relação ao tempo, decidido e detalhista. Faz-se necessário que ele se comprometa mais perante seus conceitos de liderança e comunicação.
- ÉDER SALES – TOSADOR.
Individualista, não possui capacidade de observação e de trabalho em equipe. É necessário mais espírito de equipe, humildade, comprometimento e compreensão.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
No caso do Pet Shop, ocorrem os seguintes problemas, inúmeras opiniões distintas do dia a dia organizacional. Portanto para isso ser amenizado precisaria primeiramente que os donos traçassem um verdadeiro plano de negócios e neste contendo a missão, visão e valores que são a essência da empresa, após a confecção deste, a elaboração de normas e condutas que todos devem acatar dentro das dependências do Pet.
Líderes interagindo mais com seus subordinados, de modo que haja um relacionamento saudável e informal entre eles, pois sem esses ingredientes não haverá o progresso humano e profissional dentro de uma empresa.
ETAPA3
Liderança é o poder de gerenciar um grupo de pessoas, fazendo com que esse grupo gere resultados e se transforme em uma equipe. Permitindo que essa equipe alcance os objetivos desejados pela organização. No caso da imagem, que nos foi dada para analisar, houve falha de comunicação dos lideres, eles não tiveram a percepção do que aconteceria ao final do serviço, não tiveram ações eficazes, e, muito menos se comunicaram devidamente entre eles e seus subordinados antes de iniciar a construção da ferrovia. Entretanto, se tivessem tomado devidos cuidados, chegariam aos resultados desejados e estariam felizes com o resultado.
De acordo com CARAVANTES (2005, P.140) o conceito de liderança pode variar de autores e dentro das organizações podem ter alguns significados diferentes, mas todos buscam
“desenvolver ideias e uma visão, viver de acordo com valores que deem suporte a tais ideias e visão, influenciando terceiros a incorporarem-nas em seus próprios comportamentos, bem como tomar decisões difíceis sobre pessoas e demais recursos.”
Um bom líder deve observar o comportamento pessoal e profissional de seus empregados, identificar os pontos fortes e os pontos fracos de cada indivíduo e direcionar para a busca de melhorias contínua, tanto no aspecto técnico quanto no comportamental. Precisa também, incentivar e realizar mudanças, buscando superar todos os obstáculos de cada dia. Um líder vai muito mais longe que um administrador, líder tem em suas características prioridades e percepção das melhores soluções para os problemas, sejam eles pessoais ou profissionais.
Portanto, a liderança é indispensável em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas, ela é um dos condutores para alcançar a excelência e superação, tanto que hoje em dia é vital ter lideres eficazes dentro de uma empresa. O grande desempenho das Organizações vem do resultado da liderança e seus resultados sobre os liderados, o trabalho em equipe traz bons frutos e garante a sobrevivência de uma empresa, promovendo o crescimento contínuo dela e cada integrante, tanto no ambiente interno, quanto no externo, de maneira a permitir a participação dos colaboradores na tomada de decisões atuando como educador, negociador, incentivador e coordenador.
QUESTÕES:
2.1- Como os funcionários se agrupam
...