Atps Processos Adminitrativos
Casos: Atps Processos Adminitrativos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dedessa29 • 9/6/2014 • 562 Palavras (3 Páginas) • 228 Visualizações
ETAPA 3
Processo Administrativo: Direção e Controle
Direção: para que uma empresa funcione adequadamente ela precisa ser dirigida em outros termos, ela precisa ser governada e orientada para os objetivos pretendidos. Sem a direção, a empresa fica deriva, sem rumo certo. A direção se relaciona diretamente com a maneira pela qual o objetivo deve ser alcançado, através das atividades que devem ser realizadas. Estabelecidos os objetivos, definido o planejamento, organizando os trabalhos, cabe à direção fazer executar as coisas. Todo trabalho deve ser dirigido para o alcance dos objetivos. Se as pessoas que trabalham em uma empresa não conhecem os objetivos que elas devem alcançar, os seus esforços serão feitos ao acaso. A administração se baseia no trabalho de muitas pessoas em conjunto e torna-se necessário orientar o comportamento dessas várias pessoas, integra-las e dirigi-las rumo aos objetivos empresariais.
A direção constituiu a terceira etapa do processo administrativo, depois do planejamento e da organização. Enquanto o planejamento e a organização são etapas anteriores à execução dos trabalhos, a direção é a etapa concomitante ou simultânea a ela. Direção é a função administrativa que conduz e coordena o pessoal na execução das atividades planejadas e organizadas. Significa orientar e coordenar o trabalho dos subordinados. No fundo, dirigir significa interpretar os objetivos e os planos para os outros e dar as instruções sobre como executa-los. Trata-se de atuar diretamente sobre pessoas para conseguir que executem as suas atividades.
A importância da direção está em que de nada adianta um bom planejamento e uma boa organização se as pessoas trabalham sem uma orientação e coordenação adequadas. Daí, a direção ser considerada a mais importante das funções administrativas, a essência do trabalho do bom administrador.
Os princípios básicos de direção:
1. Principio da unidade de comando:
Cada subordinado deve subordinar-se a um e , a apenas um superior. A recíproca deste principio é a de que deve haver uma autoridade única sobre cada pessoa na empresa, para evitar a duplicidade de ordens.
2. Principio da delegação:
É preciso que todas as atividades necessárias à realização dos objetivos empresariais sejam delegadas a um nível que possa executá-las adequadamente. A delegação significa de tarefas, a transferência de autoridade e a exigência de responsabilidade pela execução daquelas tarefas.
3. Principio da amplitude de controle:
Também chamado principio de âmbito de controle, refere-se ao número ideal de subordinados que cada chefe pode supervisionar diretamente. Seu enunciado é o seguinte: cada chefe deve ter um número adequado de subordinados para poder supervisioná-los adequadamente.
4. Principio da coordenação:
Também chamado principio das relações funcionais. Diz ele: todas as atividades devem ser coordenadas e integradas, tendo em vista, um objetivo.
Para dirigir os subordinados, o administrador deve dar
...