Atps Quimica Etapa 1e 2
Artigo: Atps Quimica Etapa 1e 2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: macielbs • 21/11/2013 • 972 Palavras (4 Páginas) • 390 Visualizações
Etapa 2 Passo 2.
Elaborar um comentário sobre a frase: “O aço pode ser substituído pelo alumínio”
O alumínio vem substituindo o aço em vários setores, podemos destacar a substituição no setor automobilístico na aplicação de painéis de fechamento em alumínio (portas, capô, para-lamas, teto, tampa do bagageiro) explica, em grande parte, o crescente consumo do metal pela indústria automobilística nos últimos anos, uma das maiores vantagens da substituição se dá pela leveza do alumínio, também não esquecendo que o alumínio oferece um excelente desempenho em termos de resistência á corrosão, durabilidade e reciclabilidade. Do ponto de vista do projeto de produção, um painel de aço pode ser simplesmente substituído por um de alumínio, apenas aumentando um pouco a espessura da peça. A Audi é uma das empresas pioneiras que mais utilizam o alumínio para a fabricação de carros. Em uma entrevista para a ABAL, diretor de treinamento da Audi na América Latina fala sobre sua experiência com os veículos da montadora e mostra as vantagens que o metal possui em relação a outros materiais.
Etapa 2 Passo 3
Analisar o esquema da obtenção de materiais a partir da bauxita:
Pesquisar e responder:
• Que produtos podem ser obtidos a partir da bauxita?
O mineral bauxita apresenta uma ampla faixa de aplicações industriais, de acordo com sua composição química mineralógica (Plunkert, 1997). Mais de 90% da produção mundial de bauxita é utilizada de alumina, visando principalmente a redução ao alumínio metálico (85%), como é o caso de grande parte das empresas de mineração paraenses, sendo a Alurnorte S.A. principal produtora de alumínio. O restante da produção para a bauxita não metalúrgica é dividido entre os setores de refratários (31%), abrasivos (24%), cimentos de alta alumina (18%), químicos (16%) e fabricação de aços (11%), sendo que a indústria de refratários responde pela maior fatia do mercado de bauxitas de uso não metalúrgico (Pascoal 2000). A composição da bauxita “in natura” determinará as características do minério. Estas características definirão em qual grupo dos citados acima será empregado o material.
Escrever o nome das substâncias inorgânicas que aparecem no esquema e classificá-las em ácidos, bases, sais ou óxidos.
Funções inorgânicas (Ácidos – Bases – Sais – Óxidos). (Puccamp – SP)
* Cal virgem, CaO
* Cal hidratada, Ca (OH), gipsita, CaSO4.2H20
De acordo com as regras de nomenclatura de substâncias inorgânicas, os nomes desses compostos são, respectivamente, a) peróxido de cálcio, hidreto de cálcio e sulfato de cálcio anidro.
* Monóxido de cálcio, hidróxido de cálcio e sulfeto hidratado de cálcio.
* Óxido de cálcio, hidreto de cálcio e sulfito de cálcio diidratado.
* Peróxido de cálcio, hidreto de cálcio e sulfato de cálcio hidratado.
* Óxido de cálcio, hidróxido de cálcio e sulfato de cálcio diidatado.
Escolher 4 compostos obtidos a partir da bauxita e relacioná-los com a sua utilização nos processos industriais.
Alumínio – No transporte é usado como material estrutural em aviões, barcos, automóveis, tanques, blindagens, amplificadores de luz (laser) e outros.
Materiais refratários – Usado em fornos industriais caldeiras, fornos domésticos e churrasqueiras.
Abrasivos – Lixas, discos de corte e desgaste, rebolo e esponjas.
Etapa 2-Passo 4
Passo 4
Elaborar um fluxograma, com base no passo anterior, usando o alumínio como matéria prima, principais característica e aplicações no dia a dia. Apresentar ao professor no relatório parcial do 1º bimestre.
As principais fases da produção de alumina, desde a entrada do minério até a saída do produto final são: moagem, digestão, filtração/evaporação, precipitação e calcinação. As operações de alumina têm um fluxograma de certa complexidade, que pode ser resumido em
...