ATPS QUIMICA ETAPA I
Trabalho Universitário: ATPS QUIMICA ETAPA I. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carolinebinow • 29/9/2013 • 1.107 Palavras (5 Páginas) • 388 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
QUÍMICA
O ALUMÍNIO
SANTO ANDRÉ - SP
Setembro de 2013
ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
QUÍMICA
Sumário
Introdução__________________________________________________________________04Passo I- Introdução e obtenção do aluminio________________________________________04
Passo II- Ilustração___________________________________________________________05
Passo III- Características físico-químicas_________________________________________ 06
Passo III- Propriedades intensivas e extensivas ____________________________________ 07
Passo IV- Texto justificativo___________________________________________________ 08
Bibliografia_________________________________________________________________ 09
• INTRODUÇÃO
O alumínio é o metal não ferroso mais consumido no mundo atualmente, isso se deve a suas inúmeras qualidades e benefícios entre eles o baixo peso específico, a resistência à corrosão, a alta condutibilidade térmica e elétrica e a infinita reciclagem. Essas características físio-químicas fazem do alumínio um metal de ampla aplicação em nosso dia-a-dia. A sua fabricação não é barata, porém a longo prazo torna-se uma produção economicamente rentável.
• ETAPA I
PASSO I: Acessar as informações sobre o alumínio: Introdução, obtenção e como se faz o alumínio.
A obtenção do alumínio é feita a partir do mineral bauxita, o processo se dá em três etapas: Mineração, Refinaria e Redução.
Na mineração: A bauxita, que contém de 35% a 55% de óxido de alumínio, é extraída da natureza e através dela se obtém a alumia (a Al2O3)
Na refinaria, a alumina precisa passar por uma purificação, é então dissolvida em soda cáustica e logo após passa por uma filtração. Um pó branco de alumina pura é obtido e enviado à Redução.
Na redução há obtenção de alumínio através de eletrólise. A passagem de corrente elétrica na célula eletrolítica promove a redução da alumina, decantando o alumínio metálico no fundo da célula e o oxigênio liberado reage com o ânodo de carbono, formando dióxido de carbono.
“Na classificação das reações químicas, os termos oxidação e redução abrangem um amplo e diversificado conjunto de processos. Muitas reações de oxirredução são comuns na vida diária e nas funções vitais básicas, como o fogo, a ferrugem, o apodrecimento das frutas, a respiração e a fotossíntese. Oxidação é o processo químico em que uma substância perde elétrons, partículas elementares de sinal elétrico negativo. O mecanismo inverso, a redução, consiste no ganho de elétrons por um átomo, que os incorpora a sua estrutura interna. Tais processos são simultâneos. Na reação resultante, chamada de oxirredução ou redox, uma substância redutora cede alguns de seus elétrons e, consequentemente, se oxida, enquanto outra, oxidante, retém essas partículas e sofre assim um processo de redução. Ainda que os termos oxidação e redução se apliquem às moléculas em seu conjunto, é apenas um dos átomos integrantes dessas moléculas que se reduz ou se oxida.”
• ETAPA I
PASSO II: Observar a imagem abaixo:
Mineração –Transporte – moagem – digestão – filtragem –precipitação – calcinação – alumina - eletrólise – forno de espera – esteira – lingote
• ETAPA I
PASSO III: Identificar quais são as principais características físico químicas do alumínio. Pesquisar e justificar quais são as principais propriedades extensivas e intensivas do alumínio.
• PRINCIPAIS CARACTERISTICAS FÍSIO-QUIMICAS
Símbolo Al
Número atômico 13
Massa atômica 26,98154 g/mol
Estado de oxidação 3
Ponto de fusão 660,45 ºC
Ponto de ebulição 2520 ºC
Densidade 2,7 g.cm-3
Potencial de ionização 5,98 Ev
Potencial elétrica 1,66 V
Eletronegatividade 1,5
Volume atômico 9,99 cm-3
Entalpia de fusão 10.71 kJ/mol
Entalpia de vaporização 143.9 kJ/mol
Pressão de vapor 1 mm Hg a 1284 ºC
Solubilidade Solúvel em HCl, H2SO4, água quente e soluções alcalinas
O alumínio é um metal muito leve, maleável, dúctil e resistente. Possui um aspecto cinza prateado e fosco, devido à fina camada de óxidos que se forma rapidamente quando exposto ao ar, a qual lhe confere resistência à corrosão.
Suas principais características são:
- Leveza (baixa densidade, cerca de um terço da do aço);
-Capacidade de refletir a luz e ondas
...