ATPS QUIMICA ETAPAS 1 E 2
Monografias: ATPS QUIMICA ETAPAS 1 E 2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rchamorro2014 • 30/11/2013 • 1.222 Palavras (5 Páginas) • 333 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA
TURMA – ENGENHARIA ELÉTRICA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
QUÍMICA
PROCESSO DE OBTENÇÃO DO ALUMÍNIO.
SOROCABA/SP
2013
FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
CALCULOS ESTEQUIOMÉTRICOS 4
IMPORTÂNCIA DA INDÚSTRIA QUÍMICA DE ALUMÍNIO ........................................5
OBTENÇÃO DO ALUMÍNIO..............................................................................................5
PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DOS COMPOSTOS DE ALUMINIO 6
LIGAÇÕES QUÍMICAS E COMPOSTOS INORGÂNICOS 7
REFLEXÃO: “O ALUMINIO PODE SER SUBSTITUIDO EPELO AÇO?” 8
PRINCIPAIS COMPOSTOS DE ALUMINIO 9
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 10
INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordamos os textos propostos pela ATPS (Atividades Práticas Supervisionadas), a fim de reconhecer a importancia da indústria química de aluminio, as formas de obtenção e seus principais produtos.
Nas estapas de abordagem de conhecimento do processo de obtenção do aluminio, identificamos as principais caracterísiticas físico-químicas assim como suas propriedades extensivas e intensivas.
Sob os aspectos do desenvolvimento sustentável e responsbilidade ambiental, identificamos a necessidade de enfatizar o compromisso de se ter uma gestão ambiental dentre as diversas etapas do processo industrial do alumínio.
CALCULOS ESTEQUIOMETRICOS
Processo Industrial do Alumínio
No processo industrial de obtenção de 40 kg de alumínio, são geradas quantas toneladas de CO2 ?
Com 1 kg de alumínio são gerados 9 Kg de CO2, sendo assim para 40Kg de
alumínio são gerados 360 Kg de CO2, convertendo esse valor é equivalente a
0,36 toneladas.
Quantos quilos de bauxita são necessários para produzir 40 Kg de alumínio?
A Bauxita é uma mistura de óxidos de alumínio de composição variável.
Em termos de "cálculo estequiométrico" pode-se falar em Alumina – AL2 O3.
(que é seu mineral mais característico).
Assim:
AL2 O3
AL - 2x27= 54... O3 - 3x16 = 48
54 + 48 = 102
102 - 54
X - 40
X = 102x40/54
X = 75,5 kg de Alumina - AL2 O3
São necessários => 75,5 kg de Alumina - AL2 O3
Considerando as informações sobre quantidade de alumínio usado nos veículos e percentual reciclagem. Analisar a situação do Brasil e dos Estados Unidos e refletir sobre a participação desses dois países com relação aos aspectos ambientais.
Importância da indústria química de alumínio
O alumínio pode ser considerado um elemento bastante popular, pois está presente em quase todas as esferas da atividade humana. As inúmeras aplicações em diversos setores da indústria (transportes: automóveis, aeronaves, trens, navios; construção civil: portas, janelas, fachadas; eletroeletrônico: equipamentos elétricos, componentes eletrônicos e de transmissão de energia; petroquímica, metalúrgica e outros) e a frequente presença no nosso dia-a-dia (móveis, eletrodomésticos, brinquedos, utensílios de cozinha, embalagens de alimentos, latas de refrigerantes, produtos de higiene, cosméticos e produtos farmacêuticos) ilustram bem a sua importância econômica no mundo contemporâneo.
Obtenção do alumínio
O minério de importância para obtenção do alumínio metálico e de muitos compostos de alumínio é a bauxita, que se forma em regiões tropicais e subtropicais por ação do intemperismo sobre aluminossilicatos. Apesar de ser frequentemente descrita como o minério de alumínio, a bauxita não é uma espécie mineral propriamente dita, mas um material heterogêneo formado de uma mistura de hidróxidos de alumínio hidratados contendo impurezas.
[AlOx(OH)3-2x], 0 < X < 1
As impurezas presentes na bauxita são óxidos de ferro (hematita, magnetita e goetita, entre outros), sílica, óxido de titânio e aluminossilicatos, em quantidade que variam coma região de origem, causando alterações no aspecto físico do minério que pode variar de um sólido marrom-escuro ferruginoso até um sólido de cor creme, duro e cristalino. A composição típica da bauxita de uso industrial é : 40 – 60% de Al2O3; 12 – 30% de H2O combinada; 1 – 15% de SiO2 livre e combinada; 1 – 30% de Fe2O3; 3 – 4% de TiO2; 0,05-0,2% de outros elementos e óxidos. O processo Bayer é a rota mais importante para a purificação da bauxita, utilizado para a manufatura de hidróxido e de óxido de alumínio. No processo Bayer, é explorada uma importante propriedade química comum à gibbsita, à boehmita e ao diaspório: esses compostos se dissolvem em solução de soda cáustica, NaOH, sob condições moderada de pressão e temperatura, diferentemente da maioria dos demais constituintes da bauxita. As condições experimentais da etapa de digestão podem variar muito e um dos aspectos a ser considerado é a natureza do composto que
...