TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atribuição Do Pedagogo No Espaço Eduvatico

Artigos Científicos: Atribuição Do Pedagogo No Espaço Eduvatico. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 6

AS ATRIBUIÇÕES DO PEDAGOGO NO ESPAÇO EDUCATIVO.

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de O trabalho do pedagogo no espaço educativo, psicologia da educação II, comunicação e linguagem, educação e diversidade: Relações Étnico-Raciais e metodologia científica.

Profs. Vilze Vidotte, Carlos Eduardo Gonçalves, Juliana Fogaça, Fabio Luiz da Silva, Sanches Simm e Okçana Battini com o objetivo de obtenção de conceito.

Itabira

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. AS ATRIBUIÇÕES DO PEDAGOGO NO ESPAÇO EDUCATIVO

3. CONCLUSÃO

4. REFERÊNCIAS

1. INTRODUÇÃO

A indispensabilidade da organização, coordenação e implementação de uma melhor qualidade no processo de ensino aprendizagem se faz necessário o trabalho do professor pedagogo. O trabalho pedagógico na escola é conduzir em direção visando sempre melhorias no processo ensino aprendizado.

Entre as diversas atribuições está a procedimento de acompanhar o trabalho do educador, sendo responsável pelo elo entre os envolvidos na sociedade educacional. O coordenador deve ficar sempre sobreposto ao panorama que se apresenta a sua volta avaliando os profissionais da equipe e acompanhando o resultado.

O pedagogo deve assumir uma posição de liderança quando na coordenação, para estimular o grupo à compreensão, contextualização e critica das ações o trabalho se especifica no sentido de fortalecer elos entre as ações e os sujeitos que se propõem a realiza-la. Mediar o compromisso com a reflexão teórico-prática, cujo interesse maior central esta na contextualização do processo de ensino e aprendizagem, Este estudo visa entender a escola como construtora da sociedade amparada principalmente no projeto político pedagógico. Segundo Oyafuso e Maia (1998, p. 65) o projeto pedagógico trata-se do “Componente do Plano escolar que define o que ensinar e o que aprender.” Tomando o como eixo central deste plano, porque tem como objetivo principal o processo de aprendizagem.

2. AS ATRIBUIÇÕES DO PEDAGOGO NO ESPAÇO EDUCATIVO

Do mesmo modo pensamos que o projeto político deve estabelecer quais as necessidades sociais norteia à sociedade vigente, ou seja, a importância do contexto, a que o movimento de aprendizagem se inicia na relação do homem com o mundo e na objetivação deste mundo do trabalho. Do mesmo modo pensamos que o projeto político deve estabelecer quais as necessidades sociais norteia à sociedade vigente, ou seja, a importância do contexto, a que o movimento de aprendizagem se inicia na relação do homem com o mundo e na objetivação deste mundo do trabalho.

Esse posicionamento admitirá a construção do conhecimento como dever da escola sendo dada pela inter-relação dos sujeitos envolvidos: diretores, equipe pedagógica, professores, alunos, pais e funcionários e comunidade externa em um processo sem um determinado hierárquico e sim de acordo com as diferentes esferas de responsabilidades. Assim estabelece as atividades do pedagogo como; Coordenar a elaboração coletiva e acompanhar a efetivação do projeto político pedagógico e plano ação da escola.

Participar da elaboração do projeto de formação continuada de todos os profissionais da escola, tendo como finalidade a realização e o aprimoramento do trabalho pedagógico escolar.

A formação continuada visa entusiasmar a aparência de sujeitos críticos, reflexivos e transformadores capazes de raciocinar sobre suas ações, com vista a imaginar saberes que lhes permitam avançar em práticas pedagógicas mais significativas e relevantes para atender a demanda da comunidade. Uma vez que sabemos a importância da formação continuada para a execução de uma práxis docente mais refletida e comprometida, contribuindo para a melhoria da educação.

A preocupação básica na formação de professores não pode ser apenas de lhes oferecer conteúdo das disciplinas pedagógicas, mas também a de preparar profissionais comprometidos com projeto de sociedade voltados para a construção do homem integral-ético, estético político e social. O pedagogo deve andar sempre em procura de formação profissional já que o mundo passa por transformações constantemente com a globalização, por isso é importante que o profissional da educação tenha domínio da política educacional, da didática, da tecnologia, ser observador estar sempre atualizando para conhecer o cenário e a realidade da escola, com fim de fornecer uma educação de qualidade em procura de superar a desigualdade social. O pedagogo pode implantar mecanismos de acompanhamento e avaliação do trabalho pedagógico escolar pela comunidade interna e externa, propor uma política de aproveitamento das conclusões da avaliação na definição dos rumos da sociedade e conclui com a apresentação de um cronograma de trabalho que contempla a ações definidas e os recursos necessários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com