Auditoria
Exames: Auditoria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nicacioadm • 3/2/2013 • 778 Palavras (4 Páginas) • 1.284 Visualizações
CONCEITO DE AUDITORIA INTERNA:
A auditoria interna é uma atividade de avaliação, independente dentro da organização, para a revisão da contabilidade, finanças e outras operações, como base para servir à administração.
CONCEITO DE COMPLIANCE::
Compliance é o dever de cumprir, estar em conformidade e fazer cumprir regulamentos internos e externos impostos às atividades da instituição.
ORIGEM DA AUDITORIA INTERNA:
A profissão de auditor surgiu na Inglaterra no ano de 1.314 que tinha como função fiscalizar contabilmente o comércio inglês, já que a Inglaterra controlava o comércio mundial e dominava os mares, devido a esse grande desenvolvimento veio à necessidade de fiscalizar para facilitar a emissão de impostos sobre o lucro obtido pelas empresas.
No final do século XIII a auditoria era exercida por associações profissionais na Europa, como o Conselho Londrino na Inglaterra, pelo Tribunal de Contas em Paris na França, e na Itália pelo Collegio dei Raxonati e a Academia dei Ragionieri.
No fim do século XV as grandes expedições marítimas as Américas, Índia e Ásia eram financiadas por reis, príncipes e banqueiros de Portugal, Espanha, França, Inglaterra e Holanda, que exigiam controles rigorosos dos gastos, ou seja, as viagens tinham que ser planejadas e descritas em minuciosos relatórios contábeis para serem apresentados aos seus financiadores ou possíveis financiadores.
Em 1.581 em Veneza na Itália, a auditoria passa a ser reconhecida oficialmente, acredita – se que a auditoria teve inicio na Itália, pois o berço da contabilidade é italiano.
No Brasil podemos relatar a figura do auditor como o juiz colonial, que tinha função de verificar o recolhimento dos impostos e fiscalizar para que possíveis fraudes fossem descobertas e aniquiladas gerando capital financeiro para coroa portuguesa.
Podemos relatar alguns fatos históricos do Brasil sobre a evolução da auditoria:
• Bolsas de valores do Rio de Janeiro e São Paulo iniciam suas atividades em 1.876 e 1.890, respectivamente.
• Em 1.909, primeira empresa de auditoria que chega ao Brasil, a Mc – Auliffe Davis Bell & Co, denominada como Arthur Andersen.
• Chega à segunda empresa de auditoria a Price Waterhouse, que incorpora a W.B. Peat & Co e a Touche, Faller & Co.
• No ano de 1.957 foi fundado ICPB – Instituto dos Contadores Públicos do Brasil.
• Em 1.965 é promulgada a Lei nº 4.728, que regulamenta o Mercado de Capital e fazia referencia à Auditoria Independente, neste mesmo ano uma Resolução do BACEN – Banco Central Do Brasil estabelece regras para o exercício da Auditoria Independente.
• Em 1.968 foi fundado o IBAI – Instituto dos Auditores Independentes, neste mesmo ano o BACEN – Banco Central do Brasil reconhece a auditoria oficialmente.
• Em 1.971 foi criado o Instituto Brasileiro de Contadores, atual Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON), com fusão do ICPB e do IBAI.
• Em 1.972 a Resolução 321 do CFC – Conselho Federal de Contabilidade - pronunciou-se sobre os princípios e procedimentos dos trabalhos de auditoria, definindo normas relativas ao auditor, sobre a execução dos trabalhos e aos pareceres da auditoria.
• No ano de 1.976, normatização das práticas e dos relatórios contábeis com a Lei nº 6.404, das sociedades anônimas, neste mesmo ano foi criada a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que reafirmam a obrigatoriedade da Auditoria Independente.
A
...