Aula 01 ADM.
Pesquisas Acadêmicas: Aula 01 ADM.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bmrabzabreu • 20/8/2014 • 316 Palavras (2 Páginas) • 498 Visualizações
AULA 01
Caso Concreto
1. (OAB) Processual Civil. Recurso ordinário. Mandado de segurança. Descentralização do ensino. Escolas estaduais. Municipalização. Inércia do Executivo. Impetração de segurança. Legitimidade ativa da Câmara Municipal. Precedentes.
1. (...). Afetados os direitos do Município e inerte o Poder Executivo, no caso concreto (municipalização de escolas estaduais), influindo os denominados direitos-função (impondo deveres), não há negar a manifestação de direito subjetivo público, legitimando-se a Câmara Municipal para impetrar mandado de segurança. 2. Recurso ordinário conhecido e provido.? (STJ, RMS 12.068/MG, 17/09/2002).
Considerando a ementa acima, responda:
a) Qual a teoria adotada pelo ordenamento jurídico brasileiro a respeito dos órgãos públicos? À luz dessa teoria, como se explica a manifestação de vontade do Estado (pessoa jurídica) através de seus agentes (pessoas físicas)?
Resposta: O ordenamento jurídico Brasileiro adotou a que tem como base a denominação teoria da imputação volitiva, de modo que os órgãos públicos são partes integrantes da pessoa jurídica da qual integram. Ademais, os agentes públicos representam a vontade do Estado em conseqüência da aplicação do princípio da impessoalidade.
b) Sabendo que a Câmara Municipal é um órgão público, é possível que se lhe reconheça capacidade processual, como na decisão supracitada? Justifique, do ponto de vista da personalidade jurídica dos órgãos públicos e da jurisprudência.
Resposta: Em regra os órgãos públicos por não terem personalidade jurídica própria acabam também não tendo capacidade processual, mas existem algumas situações excepcionais no caso em apreço, em que é reconhecida a capacidade processual para alguns órgãos. Outro exemplo é o Procon. Art. 82, III CDC.
Questão Objetiva
(OAB/FGV ) - Marque a alternativa correta:
(A) Na desconcentração, o Estado delega atividade a outra entidade, quer da administração direta, quer da administração indireta.
(B) Na descentralização, há uma distribuição interna de competência na administração direta.
(C) Na descentralização, o Estado delega a atividade a outra entidade.
(D) Na descentralização, o Estado delega a atividade tão somente a outra entidade da administração direta.
Resposta Letra: C
...