Aumento da especulação financeira
Resenha: Aumento da especulação financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edianeanne • 13/9/2014 • Resenha • 202 Palavras (1 Páginas) • 285 Visualizações
Aumento da especulação financeira
Muitos investidores externos, em busca de rendimentos altos e rápidos, costumam fazer investimentos em países de inflação alta com o objetivo de tirar vantagens das altas taxas de juros. Este capital especulativo é prejudicial para a economia de um país, pois grandes somas de capital podem entrar e sair rapidamente, causando instabilidade no mercado de câmbio.
- Elevação da taxa de juros
Muitos países usam o recurso da elevação da taxa de juros como mecanismo de controlar a inflação. A lógica é simples: com juros elevados o consumo diminui, forçando os preços a caírem. Porém, a alta dos juros desestimula a tomada de financiamentos, prejudicando assim os investimentos internos no setor produtivo, o mercado imobiliário e a venda de bens de consumo duráveis (veículos, eletrodomésticos, etc.).
- Aumento do desemprego
Países que não conseguem baixar e controlar a inflação sofrem, no longo prazo, com o aumento das taxas de desemprego. Isso acontece, pois ocorre diminuição significativa nos investimentos no setor produtivo.
Você sabia?
- Em 2013, a inflação no Brasil foi de 5,91% (IPCA). Vale lembrar que a meta estipulada pelo governo brasileiro é de 4,5%, com margem de dois pontos para mais ou para menos
...