Ava Gestão De Pessoas
Pesquisas Acadêmicas: Ava Gestão De Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cloves2469 • 22/2/2015 • 443 Palavras (2 Páginas) • 502 Visualizações
RH é uma das áreas mais afetadas pelas recentes mudanças que estão acontecendo no mundo moderno. Antes, as pessoas eram tratadas apenas como recursos organizacionais. Hoje, as organizações já perceberam que as pessoas constituem o elemento do seu sistema nervoso que introduz a inteligência nos negócios e a racionalidade nas decisões. Tratar as pessoas como recursos organizacionais era um desperdício de talentos e de massa encefálica produtiva.
Exatamente por isso que hoje se fala em Gestão de Pessoas e não mais em recursos humanos. É preciso proporcionar uma nova visão das pessoas, não mais de meros funcionários 0 remunerados em função do tempo disponibilizado para a organização, mas como parceiros e colaboradores do negócio da empresa, pois há um comprometimento entre a organização e as pessoas nela existentes. Antes de abrirmos nossas mentes para o conhecimento, quebrando velhos paradigmas, passamos por uma série de acontecimentos ocorridos no século XX, proporcionando o surgimento de uma visão complexa na área de RH. Acontecimentos estes que veremos no decorrer deste trabalho.
A Era da Industrialização Clássica foi o período pós Revolução Industrial até meados de 1950, e caracteriza-se pela intensificação da industrialização em amplitude mundial e o surgimento de países desenvolvidos e industrializados. Neste período que se passou a utilizar a estrutura organizacional burocrática, caracterizada pelo formato piramidal e centralizador, pela departamentalização e centralização das decisões no topo da pirâmide.
A Era da Industrialização Neoclássica se estendeu da década de 1950 a 1990, com início logo após a Segunda Guerra Mundial. Neste período as negociações passaram a não se restringir apenas no local, e sim em amplitude regional e até internacional, acentuando a competitividade da empresa. O método piramidal da empresa tornou-se vagaroso e rígido demais, o que permitiu a tentativa da construção de novos modelos estruturais para ajustar as condições. Veio então a estrutura matricial, que visava uma departamentalização funcional em um esquema lateral de estrutura de produtos e serviços. Visava um maior dinamismo e maior competitividade.
A Era da Informação ganha espaço, a partir da década de 90, através da televisão, do telefone e do computador, cruzando as fronteiras de todo o mundo em milésimos de segundos, colaborando ainda com a expansão da globalização.
Nesse intervalo de tempo, o financeiro, antes visto como o fator mais importante cede lugar para o conhecimento. Assim, o emprego passou a migrar do setor industrial para o setor de serviços, o trabalho manual substituído pelo trabalho mental, indicando o caminho para uma era de pós-industrialização baseada no conhecimento e no setor teórico.
Na Era da Informação o RH toma uma posição de suma importância, em uma fase de gerenciamento do conhecimento e da mentalidade do homem, no processo de desenvolvimento e produção.
...