Avaliação da responsabilidade social
Tese: Avaliação da responsabilidade social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lip3000 • 29/5/2014 • Tese • 586 Palavras (3 Páginas) • 281 Visualizações
Avaliação da Responsabilidade Social
Ela é o processo de identificação dos aspectos considerados importantes num contexto Organizacional, avaliação destes aspectos, visualização do desempenho organizacional e promoção simultânea de ações de Aperfeiçoamento (DUTRA, 2003).
Diante do exposto, a gestão socialmente responsável aqui Apresentada como um instrumento para geração de oportunidades pelo potencial que tem demonstrado, quando corretamente gerenciada, figura como um mecanismo capaz de promover, essencialmente:
(i) Maior transparência nas relações que a empresa mantém, tanto de "fora para dentro" (o que se espera desta, pelo ambiente externo, e a influencia internamente) quanto no sentido inverso (o que a empresa realiza e que influencia o ambiente externo), por meio da identificação das demandas do mercado e da sociedade e do atendimento destas;
(ii) Aprendizado organizacional, pela identificação, implementação e avaliação de diferentes práticas em Responsabilidade Social, conforme demandas específicas, num processo de melhoria contínua;
(iii) Resultados positivos à empresa e aos seus fornecedores e clientes, pela melhoria nas relações entre estes, agentes impulsionadores do crescimento econômico, bem como benefícios à sociedade, pela elevação dos índices relativos a ganhos econômicos, sociais e ambientais.
Responsabilidade Social
Infelizmente, muitos ainda confundem o conceito com filantropia, mas as razões por trás desse paradigma não interessam somente ao bem estar social, mas também envolvem melhor desempenho nos negócios e, consequentemente, maior lucratividade. A busca da responsabilidade social corporativa tem, grosso modo, as seguintes características:
• É plural. Empresas não devem satisfações apenas aos seus acionistas. Muito pelo contrário. O mercado deve agora prestar contas aos funcionários, à mídia, ao governo, ao setor não governamental e ambiental e, por fim, às comunidades com que opera. Empresas só têm a ganhar na inclusão de novos parceiros sociais em seus processos decisórios. Um diálogo mais participativo não apenas representa uma mudança de comportamento da empresa, mas também significa maior legitimidade social.
• É distributiva. A responsabilidade social nos negócios é um conceito que se aplica a toda a cadeia produtiva. Não somente o produto final deve ser avaliado por fatores ambientais ou sociais, mas o conceito é de interesse comum e, portanto, deve ser difundido ao longo de todo e qualquer processo produtivo. Assim como consumidores, empresas também são responsáveis por seus fornecedores e devem fazer valer seus códigos de ética aos produtos e serviços usados ao longo de seus processos produtivos.
• É sustentável. Responsabilidade social anda de mãos dadas com o conceito de desenvolvimento sustentável. Uma atitude responsável em relação ao ambiente e à sociedade, não só garante a não escassez de recursos, mas também amplia o conceito a uma escala mais ampla. O desenvolvimento sustentável não só se refere ao ambiente, mas por via do fortalecimento de parcerias duráveis, promove a imagem da empresa como um todo e por fim leva ao crescimento orientado. Uma postura sustentável é por natureza preventiva e possibilita a prevenção
...