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Avani Vilela

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Por:   •  7/9/2013  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

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GIL VICENTE

Origens do Teatro

A história da arte dramática, é tão velha como a dos homens na terra.

Supõe- se que já na Pré- história eles faziam teatro sob a forma de danças guerreiras ou mágicas com as quais tentavam atrair a boa vontade dos deuses e favorecer a vitória.

Na Grécia, e, mais tarde, em Roma, o teatro atingiu uma grande perfeição e nobreza.

Grandes trágicos, como Ésquilo, Eurípedes e Sófocles ( na Grécia ) e autores cómicos como Aristófanes ( na Grécia ), Plauto e Terêncio ( em Roma ) deixaram obras imortais que ainda hoje proporcionam prazer e emoção.

A Importância do Teatro Medieval em Gil Vicente

Se considerarmos teatro como de aplicação do género dramático, poderemos considerar três períodos distintos na história do teatro português:

- o teatro pré- vicentino;

- o teatro vicentino;

- o teatro pós- vicentino.

Sendo Gil Vicente o primeiro autor a produzir textos de acordo com o género dramático e, portanto, logo na sua origem, destinados a serem representados, só com Gil Vicente é iniciado o teatro propriamente dito.

O teatro pré- vicentino, impropriamente chamado "teatro", não passava de uma "récita" feita sobretudo pela altura das festas principais do calendário religioso, o Natal e a Páscoa. As pessoas limitavam- se a extrair passagens textuais da Bíblia e "recitar" de cor aqueles acontecimentos. Actores e espectadores situavam- se todos, ao mesmo nível, dado não existir palco para tais recitações.

Recuando no tempo, é possível observar, de acordo com a intenção que presidia a tais representações, a existência de agrupamentos que podemos classificar do seguinte modo:

- as Moralidades - peças mais curtas cujas personagens eram abstracções personificadas de vícios ou virtudes.

- os Milagres - apresentavam dramatizações da vida dos santos ou situações em que eles intervinham miraculosamente.

- as Farsas - peças satíricas e muito populares. Aproximavam- se da nossa "comédia".

- as Sotties - espécie de farsas em que intervinham "parvos" a fim de permitir a crítica mais livre e mordaz.

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