Aversão Ao Risco
Dissertações: Aversão Ao Risco. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Biju • 22/10/2014 • 448 Palavras (2 Páginas) • 375 Visualizações
ANANISTRANDO C RISCO
A vida é cheia de riscos. Quando voce esquia, corre o risco de quebrar a pema em uma queda. Quando vai de carro para o trabalho, corre o risco de se envolver em urn acidente. Quando p5e parte de sua poupanca no mercado de acoes, corre o risco de uma queda nos precos. A resposta racional a esse risco nao é, necessaria- mente, evita-lo a qualquer custo, mas leva-lo em consideracao em sua tomada de decisao. Vamos ver como isso pode ser feito.
Aversao ao Risco
A maioria das pessoas é avessa ao risco. Isso nao significa apenas quo as pessoas nao gostam que coisas ruins acontecam consigo mesmas. Significa que a elas clesa- g,radam coisas ruins mais do que agradam coisas boas comparaveis. Por exemplo, suponha que urn amigo The ofereca a seguinte oportunidade. Ele ir ino-nr mnech,l. Se der cnrn. ele lhe nAcr2r,,1 5 1 mil. Mac. cc der cnrn2.
Utilidade Ganho de utilidade decorrente de ganhar $ 1 mil
Perda de utilidade decorrente da perda de $ 1 mil
CAPITULO 27 AS FERRAMENTAS BASICAS DAS FINANCAS 587
l'd"-beA ij2)-14%CtAd4) (1)%eLtfl-laie A Funck) Utilidade
ESSG funcao utilidade mostra como a utilidade, uma medida subjetiva de satisfocao, depende do riqueza. A medida que a riqueza aumenta, a funcao utilidade setoma menos inclinada, refletindo a propriedade do de marginal decrescente. Por couso da utilidade marginal decrescente, uma perdo de $ 1 mil reduz o utilidade em maior medida do que urn gonho de $ 1mil a aumenta.
FIGURA 1
0
L J Riqueza
Riqueka
Perda de atual Ganho de '$ 1 mil $ 1 mil
terá de pagar $ 1 mil a ele.Voce aceitaria a proposta? Não, se fosse avesso ao risco. Para alguth-n avesso ao risco, a dor de perder $ 1 mil superaria o prazer de ganhar $ 1 mil. Os economistas desenvolveram modelos de avers - o ao risco usando o conceito de titilidade, que é a medida subjetiva do bem-estar ou satisfa o de uma pessoa. Cada nivel de riqueza proporciona detern-iinada quantidade de utilidade, como mostra a furi o utiliclade representada na Figura 1. Mas a fun o exibe a proprie- dade da utilidade marginal decrescente: Quanto mais riqueza tem uma pessoa, menos utilidade ela obtrri de um dc5lar adicional. Assim, na figura, a inclinação da fun o utilidade diminui à medida que a riqueza aumenta. Por causa da utilidade marginal decrescente, a utilidade perdida por causa da perda da aposta de $ 1 mil maior do que a utilidade ganha se a aposta for vencida. Como resultado, as pes- soas são avessas ao risco. A aversio ao risco representa o ponto de partida para a explica(;:o de diversas coisas que observamos na economia.Vamos considerar tres delas: seguros, diversi- fica o e tradeoff risco—retorno.
...