Ação Corretiva E Preventiva
Artigos Científicos: Ação Corretiva E Preventiva. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ellenchaves • 11/5/2014 • 1.024 Palavras (5 Páginas) • 420 Visualizações
ELLEN GRUBERT CHAVES ROJAS
RELAÇÕES ENTRE APRENDIZAGEM
E DESENVOLVIMENTO: PIAGET
E VYGOTSKY
Trabalho apresentado como requisito para conclusão da disciplina Psicologia da Educação do curso R2 em Química.
Orientadora: Camila M. Fernandes Fantacini
CAMPO GRANDE - MS
MAIO 2014
Jean Piaget (1896 – 1980)
A teoria de Piaget do desenvolvimento cognitivo é uma teoria de etapas, uma teoria que pressupõe que os seres humanos passam por uma série de mudanças ordenadas e Previsíveis. A construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações físicas ou mentais sobre objetos que, provocando o desequilíbrio, resultam em assimilação ou acomodação e assimilação dessas ações e, assim, em construção de esquemas ou conhecimento.
Aspectos principais nesta teoria:
1. O processo de conhecer
2. Os estágios/ etapas pelos quais nós passamos à medida que adquirimos essa habilidade.
Características de cada fase:
• Estádio sensório-motor ( do nascimento aos 2/3 anos) – a criança desenvolve um conjunto de “esquemas de ação” sobre o objeto, que lhe permitem construir um conhecimento físico da realidade. Nesta etapa desenvolve o conceito de permanência do objeto, constrói esquemas sensório-motores e é capaz de fazer imitações, construindo representações mentais cada vez mais complexas
• Estádio pré-operatório (ou intuitivo) (dos 2/3 aos 6/7 anos) – a criança inicia a construção da relação causa e efeito, bem como das simbolizações. É a chamada idade dos porquês e do faz-de-conta.
•Estádio operatório-concreto (dos 6/7 aos 10/11 anos) – a criança começa a construir conceitos, através de estruturas lógicas, consolida a conservação de quantidade e constrói o conceito de número. Seu pensamento apesar de lógico, ainda está preso aos conceitos concretos, não fazendo ainda abstrações.
• Estádio operatório-formal (dos 10/11 aos 15/16 anos) – fase em que o adolescente constrói o pensamento abstrato, conceptual, conseguindo ter em conta as hipóteses possíveis, os diferentes pontos de vista e sendo capaz de pensar cientificamente.
Vygotsky (1896 – 1934)
Para Vigotsky, as origens da vida consciente e do pensamento abstrato deveriam ser procuradas na interação do organismo com as condições de vida social, e nas formas histórico-sociais de vida da espécie humana e não, como muitos acreditavam, no mundo espiritual e sensorial do homem. Deste modo, deve-se procurar analisar o reflexo do mundo exterior no mundo interior dos indivíduos, a partir da interação destes sujeitos com a realidade.
A origem das mudanças que ocorrem no homem, ao longo do seu desenvolvimento, está, segundo seus princípios, na Sociedade, na Cultura e na sua História.
Construiu sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento. O processo de aprendizado se dá através da interação ou cooperação social. A transmissão dessas funções passa de um indivíduo para o outro por meio da interação social. Essa interação ocorre através da mediação entre um sujeito e outro, denomina-se zona de desenvolvimento proximal. Vygotsky abordou o desenvolvimento cognitivo por um processo de orientação. Em vez de olhar para o final do processo de desenvolvimento, ele debruçou-se sobre o processo em si e analisou a participação do sujeito nas atividades sociais. Ele acreditava que a aprendizagem na criança podia ocorrer através do jogo, da brincadeira, da instrução formal ou do trabalho entre um aprendiz e um aprendiz mais experiente. O processo básico pelo qual isto ocorre é a mediação.
Em resumo, poderia se afirmar que, de maneira geral, enquanto Vygotsky
...