BASES DE SERVIÇO SOCIAL
Tese: BASES DE SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: byanka • 25/11/2013 • Tese • 798 Palavras (4 Páginas) • 431 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP INTERATIVA
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO: SÃO LUIS-MA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
PERIODO LETIVO: 2013/1
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DO SERVIÇO SOCIAL II
Prof.Ma. Laura Santos
TUTORA PRESENCIAL: Silvania Rodrigues Carvalho
TÍTULO:
FUNDAMENTOS HISTORICOS, TEÓRICOS
E METODOLOGICO DO SERVIÇO SOCIAL
São Luís, 09 de abril de 2013.
INTRODUÇÃO
Ressaltar e analisar uma teoria da realidade de um posicionamento ideológico. É movido pelas pressões sócias, que marca pela desigualdade de classes sociais, constitui num processo que articula conservação e renovação para atuar sobre o efeito no quis diz respeito às causas da questão social.
O serviço social se caracteriza pela ação junto aos indivíduos com desajustamentos familiares e sociais que decorrem muitas vezes de estruturais sociais inadequadas, em busca de fundamentos e teorias baseado e uma concepção de homem e de mundo na formulação de novas metodologias que pudesse instrumentalizar uma ação coerente com um novo posicionamento.
uturais sociais inadequadas, em busca de fundamentos e teorias baseado em uma concepção de homem e de mundo na formulação de novas metodologias que pudesse instrumentalizar uma ação coerente com um novo posicionamento.
O MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO
Para compreender são necessário que se reveja os conceitos básicos da sociologia, a importância dos mesmos para compreensão da historia cotidiana no fim da década de 50 e no começo da década de 60, houve uma crise dos padrões de acúmulo capitalista. O setor privado e o capital internacional foram fortalecidos.
A política social no Brasil passou a estar em segundo plano, à regulamentação da lei orgânica da previdência social foi uma medida significativa para isto.
A profissão do Serviço Social se firma no Brasil, mas este trabalho favorece a classe burgues
Um dos maiores desafios que o assistente social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser um profissional propositivo e não só executivo. (IAMAMOTO).
Com relação a ação filosófica na vida do profissional do Serviço Social, é possível observar que o ele está permeado pela presença direta da filosofia, em que se busca alternativas para ajudar o profissional do Serviço Social na sua rotina desgastante e repetitiva de atuação é o desenvolvimento de uma investigação
...