BEHAVIORISMO
Trabalho Universitário: BEHAVIORISMO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: TALITA.FIEL • 24/3/2015 • 466 Palavras (2 Páginas) • 290 Visualizações
BEHAVIORISMOBEHAVIORISMO
Quando a Psicologia passou a ser uma ciência, a partir de conceitos filosóficos, vários caminhos de estudos foram sendo formados.
John B. Watson, norte-americano de Greenville (Carolina do Sul), professor da Universidade de Chicago até 1908, tinha a intensão de fundar uma escola de corrente psicológica. No artigo “Psicologia: como os behavioristas a veem”, escrito em 1913, deu origem ao Behavioriasmo, defendendo o conceito de funcionalismo.
Os organismos trazem uma carga hereditária e também atuam através da formação de hábitos. Certo estímulo gera uma certa resposta. Partindo da palavra ‘behavior’ esse estudo teve uma larga difusão nos Estados Unidos, a partir da noção de comportamento.
Começou suas pesquisas com o rato branco e publicou um artigo sobre o assunto:‘Nunca quis usar seres humanos nas minhas pesquisas. Detestava servir de cobaia. Não gostava daquela parafernália de instruções artificiais dadas às pessoas. Sempre me sentia incomodado e não agia com naturalidade. Com os animais, no entanto, sentia-meem casa. Percebia que, observando-os, conseguia me manter próximo da biologia e com os pés no chão. Aos poucos, a ideia se concretizava: será que minhas descobertas observando o comportamento dos animais não são iguais às dos demais alunos que observam os [seres humanos]?’ (Watson, 1936, p. 276).
Os psicólogos mais jovens apoiavam o movimento de Watson e por volta de 1020, os cursos de behaviorismo já eram oferecidos nas universidades e adotados por revistas científicas. No behaviorismo a psicologia adaptou os métodos naturais científicos às necessidades e para Watson ela deveria se limitar ao estudo do comportamento, os movimentos musculares do corpo e as secreções das glândulas.
O método behaviorista compreendia basicamente o comportamento em unidades de estímulo-resposta (E-R), esforço para compreender o comportamento do organismo em sua totalidade.
Watson aceitava os instintos no comportamento, como descreve onze tipos diferentesem seu livro ‘Behavior: anintroductiontocomparativepsychology’ de 1914.
Quanto às emoções, para Watson, elas não passavam de uma simples resposta fisiológica a estímulos específicos. Um estímulo determinado produz mudanças internas e cada emoção envolve um padrão específico de mudanças.
As ideias de Watson geraram muito entusiasmo por parte da sociedade e a imprensa da época o citou inúmeras vezes, inclusive alegando sendo ele, o grande marco da época na história intelectual do homem, de acordo com o jornal The New York Times.
Também foi citado como uma grande esperança, como pode ser visto em trecho de seu livro Behaviorism:
Deixe sob a minha responsabilidade uns 10 bebês saudáveis e bem-formados, e a um mundo especificado por mim para cria-los, e garanto escolher algum aleatoriamente e treiná-lo para tornar-se especialista de qualquer área, seja um médico, um advogado, um empresário e até mesmo um mendigo ou um bandido, independentemente do talento, da propensão, da tendência, da habilidade, da vocação e da raça de seus ancestrais. (Watson, 1930, p. 104).
Segundo ele, o behaviorismo prepara o sujeito para compreender os princípios de seus comportamentos.
...