BIBLIOTECAS MUNICIPAIS: UNIDADES DE INFORMAÇÃO E ESPAÇO INTERATIVO DE CULTURA E CONHECIMENTO
Por: decliedes • 25/5/2015 • Monografia • 9.863 Palavras (40 Páginas) • 228 Visualizações
MARIA DECLEIDES
ROSÂNGELA BATISTA MADEIRA
BIBLIOTECAS MUNICIPAIS: UNIDADES DE INFORMAÇÃO E ESPAÇO INTERATIVO DE CULTURA E CONHECIMENTO
BELO HORIZONTE
2008
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA – IEC
GESTÃO DA INFORMAÇÃO
MARIA DECLEIDES
ROSÂNGELA BATISTA MADEIRA
BIBLIOTECAS MUNICIPAIS: UNIDADES DE INFORMAÇÃO E ESPAÇO INTERATIVO DE CULTURA E CONHECIMENTO
Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto de Educação Continuada – IEC, como requisito parcial para obtenção do título de graduação em Gestão da Informação.
Orientadora: Profª. Carolina Saliba
BELO HORIZONTE
2008
RESUMO
O presente trabalho aborda aspectos conceituais sobre a aquisição do conhecimento e reflete sobre a responsabilidade social da biblioteca municipal como unidade de informação e espaço interativo de cultura e conhecimento, estimulando o uso de tecnologias de informação e de comunicação, para a inserção do cidadão e dos vários segmentos, na sociedade contemporânea. Avalia a importância das bibliotecas públicas e escolares do município de Nova Lima e o papel social que desempenham na sociedade nova-limense, possibilitando a ampliação do horizonte cultural e educacional de seus usuários. Analisa, numa visão histórica e de evolução tecnológica, o estágio em que se encontram as bibliotecas municipais em sua função como unidades de informação.
Palavras–chave: Bibliotecas municipais; unidades de informação; espaço interativo de cultura e conhecimento.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ................................................................................................ 2 REVISÃO DA LITERATURA .......................................................................... 2.1 BIBLIOTECAS ESPECIALIZADAS MUNICIPAIS ......................................... 2.1.1 Conceituação ........................................................................................... 2.1.2 Contexto e posição da biblioteca na atualidade ................................... 2.1.3 A função social da biblioteca ................................................................. 2.1.4 A biblioteca e as novas tecnologias ...................................................... 2.1.5 Biblioteca digital ...................................................................................... 2.2 A BIBLIOTECA COMO UNIDADE DE INFORMAÇÃO ................................ 2.2.1 Unidade de Informação (UI) .................................................................... 2.2.2 A biblioteca como unidade de informação ........................................... 2.3 A BIBLIOTECA COMO ESPAÇO DE CULTURA E AQUISIÇÃO DO CO- NHECIMENTO .............................................................................................. 3 ESTUDO DE CASO ........................................................................................ 3.1 OBJETO DE ESTUDO ................................................................................. 3.2 METODOLOGIA ........................................................................................... 3.2.1 Modelo adotado ....................................................................................... 3.2.2 Técnica de coleta de dados .................................................................... 3.2.3 Análise dos resultados ........................................................................... 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................ 5 REFERÊNCIAS ............................................................................................... ANEXOS .............................................................................................................
|
1 INTRODUÇÃO
O conhecimento já se mostrava útil à humanidade desde a origem dos tempos, como forma encontrada pelo homem para dominar a natureza e garantir a sua sobrevivência no planeta. Na sociedade contemporânea a informação tornou-se o instrumento para alcançar o conhecimento, sendo considerada condição básica para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade. Independente da cultura e do grau de desenvolvimento social e tecnológico, todas as nações necessitam de informação múltipla, confiável, disponível e de rápida recuperação, para assegurar o seu desenvolvimento científico e tecnológico, econômico, político e social. As diversas organizações e segmentos que compõem a sociedade dependem de informações estratégicas para se estabelecerem e sobreviverem.
A sociedade contemporânea, ao longo da história do desenvolvimento humano e das sociedades, vem se caracterizando pelo volume e velocidade de fluxo de informações, que se utilizando das atuais tecnologias de informação e de comunicação produzem, na humanidade, profundas mudanças que alteram a forma de pensar, estudar, trabalhar, e de se comunicar.
Se por um lado a informação cresce em importância, por outro, o seu acesso e uso ainda é extremamente restritivo. Como a informação depende do uso e maior acesso à tecnologia, uma parcela da população, ainda não usufrui dessa informação. Dessa forma, levanta-se sempre a bandeira pela democratização da informação como forma de acelerar sua inserção na sociedade do conhecimento.
Como espaço de conhecimento, a biblioteca pública vem se especializando e criando meios e inovações tecnológicas visando favorecer maior acesso à informação e estimulando o seu uso de maneira continuada para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade. Na contemporaneidade, a biblioteca torna-se o espaço público capaz de transferir informação útil e adequada aos diferentes segmentos de usuários, para que esse recurso se transforme em conhecimento que possam conduzir às mudanças de que necessitam o indivíduo, as organizações e a sociedade como um todo.
...