BIOMECÂNICA DO ESPORTE E EXERCICO
Pesquisas Acadêmicas: BIOMECÂNICA DO ESPORTE E EXERCICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: claytonavila • 26/3/2015 • 1.449 Palavras (6 Páginas) • 511 Visualizações
Descrição da atividade
Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir:
1) Para cada plano de movimento, temos um eixo perpendicular a ele. Diante disso, identifique o plano e o eixo correspondente aos movimentos de: flexão/extensão, adução/abdução e rotação lateral/rotação medial.
• O plano frontal: passa através do corpo de lado a lado, dividindo-o em frente e costa. É também chamado plano coronal. Os movimentos que ocorrem neste plano são abdução e adução.
• O plano sagital: passa através do corpo da frente para trás e o divide em direita e esquerda. Pode-se pensar nele como uma parede vertical cuja extremidade se move. Os movimentos que ocorrem neste plano são flexão e extensão.
• O plano transverso passa: horizontalmente pelo corpo e o divide em parte superior e inferior. É também chamado plano horizontal. Neste plano, ocorre a rotação. Sempre que um plano passa pela linha média de uma parte, esteja ela no plano sagital, frontal ou transverso, está se referindo ao plano cardinal, porque divide o corpo em partes iguais. O pondo onde os três planos cardinais se encontram é o centro de gravidade. No corpo humano este ponto é, na linha média, mais ou menos ao nível da segunda vértebra sacra, ligeiramente anterior a ela.
Conforme o autor FREITAS, Valdemar,2004. eixos são pontos que atravessam o centro de uma articulação em tomo da qual uma parte gira. O eixo sagital é um ponto que percorre a articulação de frente para trás. O eixo frontal vai de lado a lado e o eixo vertical, também chamado longitudinal, vai da parte superior à inferior. O movimento articular ocorre em torno de um eixo que está sempre perpendicular a um plano.
• Plano coronal: divida-se o corpo em partes anterior (ventral) e posterior (dorsal), e em eixo sagital (ântero posterior ou horizontal) ou (dorso/ventralmente). Os movimentos realizados no plano coronal são de abdução e adução: movimento de abdução esse segmento afasta-se do corpo medialmente ou da linha mediana do corpo já a adução aproxima-se o segmento da linha mediana do corpo.
• Plano sagital ou Sagital mediano: esse plano divide na metade direita e esquerda eixo transverso ou horizontal o movimento desse plano é flexão e extensão o movimento de flexão é quando dois segmentos aproximam-se de si ou o ângulo articula diminui entre si exemplo flexão de perna. O movimento de extensão se da quando os dois segmentos afastam-se entre si e o ângulo entre eles diminuem. Exemplo extensão de perna.
• Plano horizontal ou transverso: é responsável em dividir o corpo nas metades inferior (caudal) e superior (cranial).O seu eixo é longitudinal ou vertical. Os seus movimentos são rotação medial É uma rotação transversa orientada para a superfície anterior do corpo. E rotação lateral É uma rotação transversa orientada para a superfície posterior do corpo.
2) Como são classificadas as articulações, considerando os graus de liberdade de movimento? Explique e exemplifique.
Segundo, Freitas, Valdemar. 2004. O movimento das articulações depende essencialmente da forma das superfícies que entram em contato e dos meios de união que podem limitá-lo. Na dependência destes fatores as articulações podem realizar movimentos de um, dois ou três eixos. Este é o critério adotado para classificá-las funcionalmente.
• Articulação biaxial: é quando uma articulação realiza movimentos em torno de dois eixos (2 graus de liberdade). As articulações que realizam extensão, flexão, adução e abdução, como a rádio-cárpica (articulação do punho) são biaxiais. Há duas variedades de articulações biaxiais: articulações condilar e selar. Articulação condilar: nesse tipo de articulação, uma superfície articular ovóide ou condilar é recebido em uma cavidade elíptica de modo a permitir os movimentos de flexão e extensão, adução e abdução e circundução, ou seja, todos os movimentos articulares, menos rotação axial. Exemplo: Articulação do pulso. Articulação Selar: nestas articulações as faces ósseas são reciprocamente côncavo-convexas. Permitem os mesmos movimentos das articulações condilares. Exemplo: Carpometacárpicas do polegar.
• Articulação monoaxial: é quando uma articulação realiza movimentos apenas em torno de um eixo (1 grau de liberdade). As articulações que só permitem a flexão e extensão, como a do cotovelo, são monoaxiais. Há duas variedades nas quais o movimento é uniaxial: gínglimo ou articulação em dobradiça e trocóide ou articulação em pivô. ínglimo ou Articulação em dobradiça: as superfícies articulares permitem movimento em um só plano. As articulações são mantidas por fortes ligamentos colaterais. Exemplos: Articulações interfalangeanas e articulação úmero-ulnar. Trocóide ou Articulação em Pivô:são quando o movimento é exclusivamente de rotação. A articulação é formada por um processo em forma de pivô rodando dentro de um anel ou um anel sobre um pivô. Exemplos: Articulação rádio-ulnar proximal e atlanto-axial.
• Articulação Triaxial: está articulação realiza movimentos em torno de três eixos (3 graus de liberdade). As articulações que além de flexão, extensão, abdução e adução, permitem também a rotação, são ditas triaxiais, cujos exemplos típicos são as articulações do ombro e do quadril. Há uma variedade onde o movimento é poliaxial, chamada articulação esferóide ou enartrose. A articulação esferóide ou ematorse é uma forma de articulação na qual o osso distal é capaz de movimentar-se em torno de vários eixos, que tem um centro comum. Exemplos: Articulações do quadril e ombro.
4) Defina: força de compressão, força de tração, força de cisalhamento, força de torção e força de flexão.
Compressão: conforme Calais-Germanin, Blandine.1991. A compressão é uma mecânica que envolve duas forças aplicadas na mesma direção de sentidos opostos, no sentido do centro do objeto. A compressão tem como principal característica a aproximação que gera o esmagamento do material constitui
...