BRINQUEDOTECA
Projeto de pesquisa: BRINQUEDOTECA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: roselma1630 • 4/11/2014 • Projeto de pesquisa • 2.114 Palavras (9 Páginas) • 297 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A discussão sobre a importância do brincar para a criança tem uma longa história descrita por muitos estudiosos e pensadores do meio educacional. O brincar sofreu transformações no processo histórico desde o seu reconhecimento como elemento importante para a formação do ser humano.
A brinquedoteca é uma instituição que nasceu no século XX, e no Brasil, surgiu por volta dos anos 80, com o nome de brinquedoteca ou ludoteca e seu objetivo não era emprestar brinquedos e sim de utilizar esse espaço para que as crianças pudessem brincar.
Brinquedoteca vem da palavra “brinquedo”, e entende-se, por um espaço voltado para brinquedos e brincadeiras, um lugar de fantasia, onde as crianças dispõem de um amplo acervo de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente lúdico. É um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar.
Mas nem sempre foi assim. Ela surgiu em 1934, em Los Angeles, Estados Unidos da América, com o objetivo de solucionar o seguinte problema: o proprietário de uma loja, observou, que crianças de uma escola próxima estavam roubando brinquedos de seu estabelecimento, então comunicou ao diretor da escola que ao investigar a causa, descobriu que isso acontecia devido a escassez de brinquedos na vida de suas crianças.
Então o diretor teve a idéia de criar um espaço dispondo vários brinquedos, onde as crianças podiam brincar e levar emprestado para casa, e assim resolveu o problema de seus alunos.
A presença da brinquedoteca na vida das crianças hoje tem um papel fundamental, uma vez que vem proporcionar as crianças à aprendizagem, a aquisição de conhecimentos, e desenvolvimento de habilidades de forma natural e agradável, onde se brinca e aprende fazendo. A brinquedoteca é um espaço que proporciona, por meio da atividade lúdica, a construção e reconstrução do conhecimento socialmente produzido e historicamente acumulado, sendo um ambiente de compreensão da realidade como um todo, é de fundamental importância a utilização da brinquedoteca, na aprendizagem escolar,vem se apresentando como uma aliada à escola, onde contribui para que as crianças formem amplo conceito de mundo, onde a afetividade é acolhida, a criatividade estimulada e os direitos da criança respeitados, bem como
auxilia como suporte pedagógico. A criança necessita vivenciar, experimentar e brincar para adquirir conhecimento, que futuramente será base para a aprendizagem formal, a criança necessita fundamentalmente de atividades lúdicas, por meio das quais se sinta motivada a interagir e explorar o novo, construindo aprendizados a partir daquilo que conhece de sua realidade sócio-política-cultural.
2 DESENVOLVIMENTO
Pode-se dizer que a brinquedoteca além de oferecer atividades lúdicas, também influência definitivamente na formação e desenvolvimento do educando, sendo um local que representa não só um “depósito ou cantinho” de brinquedos, mas sim, espaço para estimulação e desenvolvimento integral do ser humano.
Propomos como objetivo principal analisar como a brinquedoteca pode ajudar no desenvolvimento da criança, e os objetivos específicos: identificar a importância da brinquedoteca; averiguar em como a brinquedoteca pode ser um suporte pedagógico, e por fim analisar a brinquedoteca como um ambiente de socialização e convivência com regras e limites.
Quando a criança tem a oportunidade de conviver com outras crianças, sua chance de desenvolvimento, tanto intelectual como física, aumenta. A criança se sente mais estimulada, o que melhora a sua auto-estima, pois ao contrário dos adultos, as crianças pequenas ainda estão em processo de construção de caráter e conceitos sociais, ela aceita mais facilmente as mudanças. As crianças têm maior facilidade para conviver com outras crianças e se integrar nas atividades escolares sem preconceito e distinção que crianças maiores e adultos teriam.
A brincadeira é, para ela, um meio de integração com os colegas, é uma forma da criança se mostrar como ela é realmente e um espaço facilitador, como uma brinquedoteca, muito contribui para o seu desenvolvimento. as brincadeiras fazem parte do processo de aprendizagem, deixando a ludicidade à margem do processo de formação do ser humano, alegando que os conteúdos sistematizados são mais produtivos.
Destaca-se então, a importância em resgatar a real função social da escola enquanto espaço ressignificador do lúdico para humanização da criança, permitindo na infância, o contato com as brincadeiras e brinquedos, de maneira prazerosa, em recompensa a si mesma pelo prazer na prática da ludicidade.
Consequentemente, as crianças têm sua infância roubada pelas intenções dos adultos, sem espaço e tempo para as brincadeiras pertinentes a sua fase, ao seu verdadeiro papel: o de ser criança.
Pode-se dizer que a brinquedoteca é um espaço que permite na contemporaneidade, o resgate em vivenciar o lúdico esquecido pelas pessoas, e negado às crianças. Mas, acima de tudo como destaca (SANTOS,2000) “As atividades lúdicas fazem parte da vida do ser humano e, em especial, da vida da criança, desde o início da humanidade. Entretanto, essas atividades, por muitos séculos, foram vistas como sendo sem importância e tendo conotação pejorativa.”
A brinquedoteca pode ser entendida também como um laboratório propício para prática da formação docente e permanente do profissional da educação, que permitirá entender o universo infantil e reviver seu passado, internalizando e externalizando seus laços afetivos.
Sua presença no ambiente educacional não deveria ser uma alternativa, ou apenas uma opção a ser utilizada, mas sim, um espaço obrigatório nas escolas, em qualquer nível de ensino, pois deste modo favoreceria todos os envolvidos no processo de aprendizagem, já que brincar é direito do ser humano. Deste modo, deveria ser defendida e implantada pelas políticas públicas deste país.
A crescente falta de oportunidade de brincar aponta a brinquedoteca como ação fundamental para o resgate do brincar na vida das crianças, garantindo espaço adequado para que as crianças possam se desenvolver em todos os aspectos.
Organizar espaços que promovam a curiosidade, a imaginação, a descoberta é uma forma de reconhecer o direito das crianças de brincar e de viver sua infância
...