Base conceitual da teoria da aprendizagem
Projeto de pesquisa: Base conceitual da teoria da aprendizagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Alesramos • 14/9/2014 • Projeto de pesquisa • 3.335 Palavras (14 Páginas) • 432 Visualizações
Sumário
Introdução 5
1. Etapa 1 5
A compreensão do educador 5
2. Etapa 2 – Quadro Conceitual sobre teorias da aprendizagem 7
3. ETAPA 3 – Fatores que interferem no desenvolvimento dos seres humanos. 10
4. ETAPA 4 - A relevância do jogo no processo de desenvolvimento da criança 12
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA. 12
4.1. Quadro de jogos interativos 13
5. Considerações Finais 17
Referencias Bibliográficas 18
Introdução
A Psicologia da aprendizagem com intuito de obter resultados positivos no aprendizado faz elaborações de ensino para obter o resultado.
O trabalho foi desenvolvido individualmente com entendimento de todos para assim ser desenvolvido o trabalho.
O conteúdo apresentado trata-se de como é possível estimular os alunos na aprendizagem não somente com conteúdo, mas com atividades que desenvolvem o educando e concretiza conceitos de aprendizagem ao educando e como o papel do educar tem muita importância para o desenvolvimento de ambos. O tema é amplo com conceitos específicos para cada método a ser aplicado, mas trata principalmente a importância do educando ser assíduo e profissional.
1. Etapa 1
A compreensão do educador
A Psicologia permite-nos compreender e respeitar o ser humano. Os educadores fazem sondagem com intuito de analisar o aluno visando o que será necessário aplicar individualmente a necessidade de cada educando, repassando para o coletivo a análise feita em forma de atividades e matérias a serem aplicadas. Quanto maior o desempenho do educador à análise de seus alunos, maior serão os resultados obtidos.
O aluno precisa de incentivo, aprendizado cultura e lazer cabem aos educadores desenvolver cada etapa da melhor maneira possível.
A psicologia torna o educando um ser de reflexões, com ideias critico construtoras em suas atividades escolares e pessoais. Permite a criação como instrumento a comunicação e dinamiza as atividades educativas aplicadas aos educandos.
Compreender o educando é a melhor maneira que o educador tem para iniciar o seu trabalho, a desenvolver e aplicar com um objetivo. O educando precisa ser reconhecido conforme a sua necessidade. Segundo Skinner todo comportamento é previsível e, portanto controlável.
O educador ministrará aulas para: crianças, adolescentes e adultos, ou seja, pessoas, contudo o educador tem a responsabilidade de envolvê-las na aprendizagem. Por isso a importância de desenvolver o como lidar com as pessoas, base da psicologia. A aplicação da ciência no cotidiano é necessária.
A compreensão do educador em entender a necessidade do educando o que lhe falta e qual a dificuldade de aprendizagem e assim prosseguir sua didática. O educador não deve com a sua responsabilidade deixar simplesmente o educando com as suas dificuldades continuar sem ao menos ter tentado inserir sua semente para uma progressão de aprendizado, se não o fizer significa que a psicologia da aprendizagem simplesmente não existe para esse educador.
Segundo Gestalt, estimular um acontecimento reforça-se um comportamento.
A Psicologia da Aprendizagem permite nos compreender e respeitar as fases do desenvolvimento humano, permitindo ao educador obter metas e técnicas pedagógicas para atender a necessidade individual do educando, por isso temos a psicologia de forma e base importante na aprendizagem do educando, afinal somos diferentes com inteligências diferentes, formas de aprendizado diferentes, com isso a ciência – psicologia nos ajudará ao que a teoria behaviorista também nos estimula que o aprendizado vem de fora para dentro, estuda o comportamento, o meio ambiente e o mais importante para o aprendizado não levando em consideração as experiências que já possui e sim o que será estimulado a aprender e a didática que será aplicada, o que levará a interação, a vivencia coletiva do individuo e leva a formação da subjetividade, ou seja, sua interação com o meio é o que nos torna únicos.
2. Etapa 2 – Quadro Conceitual sobre teorias da aprendizagem
Etapa: 2
Teorias Aspectos conceituais Contribuição para âmbito Educacional
Teoria Verbal • Estrutura cognitiva
• Aprendizagem com significado, novos conhecimentos (conceitos, ideias, modelos)
• Significado, interação e conhecimento.
• Muda o foco do ensino modelo- estímulo para modelo aprendizagem significativo. • Interação do novo conhecimento com o já existente, conhecimentos que o aluno já possui, ou seja, a aprendizagem significativa ocorre quando a informação é ancorada no conceito preexistente na estrutura cognitiva do aprendiz.
• O processo é dinâmico e vai sendo construído
Teoria Genética da Aprendizagem • Durante a vida serão vários os modos de organização dos significados.
• Conhecimento gerado através de uma interação do sujeito com o meio.
• Para que ocorra a construção de um novo conhecimento, é preciso que o contato já assimilado passe por um processo de desorganização para que em contato com o novo conhecimento possa se reorganizar.
• Estágios do desenvolvimento: sensório- motor ( do nascimento aos 02 anos) pré- operatório ( 02 a 06 anos) operatório-
Concreto (07 a 11 anos) e operatório- formal (12 a 16 anos).
Teoria Sócio Cultural • Desenvolvida por Vygotsky
• As mudanças que ocorrem em cada um de nós tem sua raiz na sociedade e na cultura.
• O processo de desenvolvimento se dá de fora para dentro, a relação professor-
...