Behavorismo E As Teorias Comportamentais
Trabalho Escolar: Behavorismo E As Teorias Comportamentais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andreapereira04 • 28/2/2015 • 234 Palavras (1 Páginas) • 459 Visualizações
O behaviorismo e as teorias comportamentalistas
Era perceptível a insatisfação dos trabalhadores com os rigores dos métodos tayloristas e fordistas. A pesquisa de Hawthorne evidenciou a importância dos grupos informais, a natureza social do trabalho e a relevância dos estímulos psicossociais. Essas condições deram origem a um novo enfoque no estudo e na análise das organizações: o enfoque comportamental, cujas características são completamente opostas ao enfoque técnico, típico dos modelos taylorista e fordista.
A DESCOBERTA DO SISTEMA SOCIAL
A estrutura formal, como você já estudou, engloba estrutura hierárquica rígida, um conjunto organizado de responsabilidades, tarefas, normas, métodos, operações, instalações e tecnologia, enquanto o enfoque comportamental se concentra no SISTEMA SOCIAL. A ênfase na organização formal (sistema técnico e funcional) perde a primazia para a ênfase na organização informal (sistema social). Quando se enfatiza a estrutura informal, a atuação social das pessoas, filiando-se a grupos sociais, suas atitudes, sentimentos, valores e comportamentos passam a constituir o principal objeto de análise organizacional.
Toda empresa possui dos dois tipos de estrutura:
Formal: planejada e determinada no organograma da empresa, privilegia os equipamentos, instalações, sistemas e processos de trabalho, normas e regulamentos.
Informal: conseqüência da interação social entre as pessoas, em função das necessidades pessoais ou grupais. Essa estrutura desenvolve canais próprios de comunicação.
ESCOLA BEHAVIORISTAO
estudo do comportamento humano
A escola comportamentalista – behaviorista – priorizou os seguintes conceitos no estudo e na análise do comportamento humano nas organizações:
• percepção
• atitudes
• crenças e valores
• aptidões
...