Teorias Comportamentais
Ensaios: Teorias Comportamentais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabianafortuna12 • 28/2/2015 • 389 Palavras (2 Páginas) • 445 Visualizações
As teorias administrativas surgem como resposta aos problemas empresariais mais relevantes de cada época.
A teoria administrativa atravessou fases bem distintas e cada fase enfatiza um aspecto importante da Administração:
- ênfase nas tarefas: A Escola de Administração Científica teve início no começo do século XX pelo Frederick W. Taylor (1856 – 1915) e teve diversos seguidores. Sua preocupação original foi tentar eliminar o desperdício e elevar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.
- ênfase na estrutura organizacional: administrar significa basicamente planejar e organizar a estrutura de órgãos e cargos que compõem a empresa, dirigir e controlar as suas atividades. São três as abordagens relacionadas à estrutura organizacional:
1. Teoria Clássica de Fayol, enfoque na organização formal;
2. Teoria da Burocracia de Weber, enfoque na organização formal burocrática e racionalidade organizacional;
3. Teoria Estruturalista, abordagem na organização formal e informal; análise intra-organizacional e análise interorganizacional; abordagem de sistema aberto.
- ênfase nas pessoas: éa fase em que administrar é, sobretudo, lidar com pessoas. É a chamada abordagem humanística e pode ser desdobrada em duas teorias:
1. Teoria das Relações Humanas, enfoque na organização informal, motivação, liderança, comunicações e dinâmica de grupo;
2. Teoria Comportamental, enfoque na Teoria das Decisões; integração dos objetivos organizacionais e individuais.
- ênfase na tecnologia: é a fase em que administrar significa lidar com a tecnologia, para extrair dela a máxima eficiência possível. Com a chamada Teoria da Contingência o enfoque é na Administração da Tecnologia.
- ênfase no ambiente: é a fase em que administrar significa lidar com as demandas do ambiente e obter o máximo de eficácia da empresa. A ênfase no ambiente surgiu com a o aparecimento da Teoria da Contingência, segundo a qual não existe uma única melhor maneira de organizar as empresas; pelo contrário, as características estruturais das empresas dependem das características ambientais que as circundam.
- ênfase nas competências e na competitividade: o mundo organizacional deixa de ser um conjunto de coisas físicas e se torna um universo de competências essenciais para o sucesso dos negócios. Foco em competências e em resultados sustentáveis.
Concluindo que a administração serve para tornar as organizações mais eficazes, não é possível considerar apenas uma teoria com correta. Todas surgiram como uma resposta aos problemas empresariais mais relevantes de cada época e todas foram bem sucedidas.
É possível a aplicação de cada uma das teorias no contexto atual.
...