Bens de capital intensivo
Seminário: Bens de capital intensivo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: vandhofman • 29/10/2013 • Seminário • 1.079 Palavras (5 Páginas) • 655 Visualizações
Bens de Capital-são bens ou serviços necessários para a produção de outros bens ou serviços
Exemplo:Máquinas qualifica-se como bens de capital, enquanto ele é usado na produção de outros bens e serviços, mas que nem sempre é o caso. Um carro,embora seja uma máquina, não podem ser categorizados como um capital devido boa para o facto de que não é usado na produção de outros bens ou serviços.
Bens Substitutos-são bens que interferem na demanda de um produto por parte do consumidor. Assim, quanto mais substitutos houver para um bem e/ou serviço,mais opções o consumidor terá a sua disposição para decidir sobre a sua demanda.
Exemlpo:o consumidor tem sua demanda por uma certa quantidade de tomate que possui vários substitutos ( repolho, cenoura, vagem, pepino abóbora, etc.). Neste caso qualquer variação depreço de tomate, por menor que seja, leva o consumidor a trocar uma certa quantidade (ou toda ela) de tomate por quantidade de outros produtos.
Capital Humano-São os atributos adquiridos por um trabalhador por meio da educação e experiência.
Exemplo:Um atleta pode ganhar capital humano através da educação e formação, e depois um ganho de capital através da experiência num jogo real. Ao longo do tempo, um atleta que tenha jogado terá ganho muita experiência logo, o seu capital humano terá aumentado muito.
Correlação-refere-se a medida da relação entre duas variáveis, embora correlação não implique causalidade.
Exemplos:Tempo de prática de esportes e ritmo cardíaco; velocidade x consumo combustível.
Demografia-é analisar populações humanas e suas características gerais ou tambem é estudo de populações humanas em um determinado momento com relação ao tamanho, a distribuição e a estru
tura da população.
Exemplo:analise da população ao longo do tempo como o crescimento populacional ou a media de idade.
Efeitos Demográficos-A regulação do crescimento da população faz-se, de maneira cíclica, pelo nível de recursos disponíveisCom efeito, a ausência de limitação dos nascimentos resulta numa tendência ao aumento da população total; ora, sendo o nível de recurso tendencialmente constante, o crescimento da população tem por efeito fazer baixar o nível de vida.
Exemplo:se São Paulo não tivesse recebido tantos imigrantes de outros estado, provavelmente não teria favelas, não nessa proporção!
Eficiência e Eficácia-eficiência Consiste em alcançar o resultado planejado com o menor recurso possível.Eficiência significa realizar uma tarefa da melhor forma possível.
Exemplo:Copa do Mundo de 1982 Jogo Brasil 2 x 3 Itália o Brasil jogou melhor, então ele foi mais eficiente.A Itália que embora tenha jogado mal teve a sorte de vencer o jogo, portanto ela foi mais eficaz.
Externalidades-são as consequências de qualquer atividade que atinjam terceiros, podendo sernegativa ou positiva.
Exemplos:negativo; a poluição oriunda das atividades humanas e positivo; a vacinação contra doenças transmissíveis, pois ao se vacinar, ele reduz a probabilidade de alastramento da doença.
Mercado de Capitais- é um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o propósito de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo decapitalização.
Exemplo:uma companhia que necessita captar recursos para investimentos pode fazê-lo através do mercado de capitais.procurando intermediários financeiros, que irão distribuir seus títulos para serem oferecidos a diversos investidores, possibilitando mobilizar o montante de recursos requerido pela companhia.
Mercado de Produtos-é um mercado com oferta de um grupo de produtos ou serviços a serem utilizados por consumidores que possuem finalidades em comum.
Exemplos:mercado de produtos wi-fi, mercado especializado em produtos artesanais,
Micro Economia-Diferença da Macroeconomia-conhecida como teoria dos preços, é um ramo da economia que trata das questões das unidades de produção,em outras palavras, podemos dizer que a microeconomia é o estudo de como as famílias interagem em mercados específicos.Macroeconomia preocupa-se com a obtenção ou criação das riquezas econômicas (rendas) e suas respectivas repartição ou distribuição,poderíamos definir macroeconomia, como o estudo dos fenônmenos que englobam toda a economia.
Exemplos:Micro Economia; consumidores privados, empresas comerciais, trabalhadores, latifundiários, produtores de bens ...
Macroeconomia; a renda nacional, o nível de emprego e dos preços, o consumo, a poupança ...
Monopólio-uma empresa detêm o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam. Este monopólio pode ser resultado de uma lei, patente,
...