Biotecnologia e Biomedicina
Tese: Biotecnologia e Biomedicina. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LENAFERREIRA • 12/6/2014 • Tese • 534 Palavras (3 Páginas) • 328 Visualizações
Biotecnologia e Biomedicina
Karl-Otto Apel sustenta que, em razão da amplitude espacial e temporal das ações humanas, torna-se difícil para o homem sentir-se emocionalmente atingido pelas consequências de suas ações.
Neste ponto, recorre-se à ilustração realizada por Konrad Lorenz sobre a comparação do homem paleolítico com um machado em punho e o piloto que transportou a bomba de Hiroshima.
Qual a maior dificuldade que temos hoje em lidar com esses questionamentos ético-jurídicos?
O poder é legitimado pelo conhecimento e, assim, não nos vemos “coisificando” o ser humano.
Questionamentos relevantes
Para Maria Helena Diniz, este padrão moral seria “o valor supremo da pessoa humana, de sua vida, dignidade e liberdade ou autonomia, dentro da linguagem dos direitos humanos e em busca de uma qualidade de vida digna”.
Modelo libertário – Apresenta a autonomia como o valor mais forte.
Modelo das virtudes – Baseado na tradição aristotélica da ética das virtudes, centra-se no profissional da saúde, a partir da integração do paciente ao processo de decisão
Modelo personalista – Sua preocupação é com a fundamentação da ação, ou seja, não pode ferir a dignidade da pessoa humana.
Modelo latinoamericano da libertação – Exige uma preocupação maior com os problemas sociais da população e com as carências infraestruturais locais graves.
SISTEMA NORTE AMERICANO
O modelo norte-americano foi dominante nos primórdios da Bioética. Contudo, vem sofrendo forte influência europeia, asiática e também latino-americana.É acusado de conferir uma parcela demasiadamente extensa de autonomia ao paciente.
A Bioética norte-americana teve grande influência do pragmatismo filosófico anglo-saxão, apresentando a sistematização principialista.
A reflexão ética norte-americana está permeada pela preocupação com o controle social da pesquisa em seres humanos.
Sistema latino-americano
O modelo latino-americano privilegia a justiça, a equidade e a solidariedade, sem desconsiderar a vontade do paciente.
SISTEMA EUROPEU
Já a Bioética europeia privilegia mais a fundamentação.
Leo Pessini e José Alberto Mainetti são estudiosos conceituados e vale a pena darmos uma olhada em suas visões para enriquecermos nosso conhecimento nos sistemas (tela anterior).
Pessini estabelece uma comparação entre as perspectivas anglo-americana e europeia:
“A perspectiva anglo-americana é mais individualista do que a europeia, privilegiando a autonomia da pessoa. Está prioritariamente voltada para microproblemas, buscando solução imediata e decisiva das questões para um indivíduo. A perspectiva europeia privilegia a dimensão social do ser humano, com prioridade para o sentido de justiça e equidade, preferencialmente aos direitos individuais.
A Bioética de tradição filosófica anglo-americana desenvolve
...