Bpf Na Agricultura
Monografias: Bpf Na Agricultura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aloureiro71 • 3/9/2013 • 543 Palavras (3 Páginas) • 742 Visualizações
Avanço da adoção e certificação das boas práticas agrícolas
Os consumidores estão cada vez mais preocupados em obter alimentos sadios e
produzidos respeitando ao meio ambiente e o bem estar dos trabalhadores. As BPA e as BPF (Boas Práticas de Fábrica) são um conjunto de princípios, normas e recomendações técnicas aplicadas para a produção, processamento e transporte de alimentos, orientadas a cuidar da saúde humana, proteger ao meio ambiente e melhorar as condições dos trabalhadores e sua família.
Os agricultores e suas famílias que obterem alimentos sadios e de qualidade para
assegurar sua nutrição e alimentação, darão maior valor agregado a seus produtos para atender de melhor forma o mercado consumidor. E os consumidores, terão acesso a alimentos de melhor qualidade e inócuos, produzidos de forma sustentável.
As BPAs tem as seguintes vantagens: segurança das pessoas, segurança alimentar e segurança do meio ambiente. Garante propriedade limpa e infraestruturas em boas condições; produtos saudáveis e de qualidade de forma a melhorar a nutrição e alimentação da suamfamília; trabalhadores saudáveis; menores custos (menos fitofármacos); maiores rendimentos (produtividade).
Os trabalhadores devem sempre utilizar equipamentos de protecção individual
(EPI) aquando a aplicação de produtos fitofármacos.
As culturas e as rotações culturais a usar na exploração agrícola devem ser escolhidas em função de vários factores, entre os quais se destacam a dimensão da exploração, os objectivos do produtor, a natureza do solo e as condições climáticas. Deve-se, ainda, tomar em consideração as culturas tradicionais na região .
É importante fazer rotações na exploração agrícola porque:
• Aumentam a fertilidade do solo - se as culturas e o período da rotação forem os mais adequados;
• Reduzem o empobrecimento do solo - a alternância de culturas leva a que sejam exploradas em profundidade as diversas camadas por raízes com diferentes características;
• Facilitam o controlo de pragas, doenças e infestantes – através da alternância de culturas com características diferentes .
As boas práticas são focadas nos perigos biológicos, químicos e físicos que possam contaminar os alimentos durante o processo de produção ou na pós-produção e nas práticas higiênicas que podem minimizar ou evitar a contaminação. Assim fica muito simples sua aplicação em qualquer situação. Na agricultura convencional há grande ênfase no controle de perigos químicos, no caso, representados pelos agrotóxicos e na contaminação biológica. Como a agricultura orgânica não usa agrotóxicos, a ênfase fica na contaminação biológica.
As BPA devem e podem ser aplicadas a qualquer tipo de atividade agrícola (produção vegetal e animal) tanto relacionadas com a produção de alimentos como relacionadas com produção de matérias-primas, fibras, biomassa para energia etc. Também são aplicadas na aquicultura de água doce ou marinha. Os benefícios são inúmeros:
• Econômicos: diminui o desperdício, organiza a
...