Brincando Se Aprende
Dissertações: Brincando Se Aprende. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlatonini • 15/11/2013 • 720 Palavras (3 Páginas) • 448 Visualizações
Os jogos constituem um espaço privilegiado para a aprendizagem e, quando
bem utilizados, ampliam possibilidades de compreensão através de
experiências significativas que se propõem. Seu caráter lúdico permite que
inúmeras relações de naturezas diversas sejam feitas quase incansavelmente,
numa quantidade bem maior do que com exercícios e propostas únicas e
restritas. Porém o jogo enquanto possível elemento pedagógico não é em si o
transmissor de conhecimentos. É preciso um projeto claro que integre o jogo às
relações que os alunos estabelecerão no ato de jogar frente aos desafios e
ações mentais e materiais que o aluno deverá fazer ao jogar. Nesta instância, o
planejamento e a intenção do professor são ações fundamentais para a
promoção da aprendizagem. Além disso, os jogos por seu caráter coletivo,
permitem que os alunos troquem informações, façam perguntas e explicitem
suas idéias, estratégias e concepções numéricas avançando em seu processo
de aprendizagem.
1- 50 casas
Material: tabuleiro quadriculado (50 quadrados), fichas ou sementes, 2 ou 3
dados
Conteúdo: leitura e soma de dados, contagem, comparação de quantidades
Cada jogador usa um tabuleiro. Um de cada vez joga os dados, soma as
quantidades sorteadas e coloca o mesmo número de fichas sobre o tabuleiro.
O vencedor é o que primeiro preencher as 50 casas
2- Batalha
material: cartas do baralho – de Ás a 10
conteúdo: leitura de números, comparação
A meta é ganhar mais cartas. Um dos jogadores distribui as cartas: uma para
cada participante a cada rodada. Na sua vez, cada jogador abre a primeira
carta de seu monte. Aquele que virar a carta mais alta pega todas as cartas
para si. Todas as jogadas se repetem da mesma forma até que todas as cartas
já tenham sido distribuídas. Se abrirem cartas iguais, os jogadores que
empataram devem virar outra carta e aquele que tirar a maior ganha. Pode ser
jogado em duplas ou pequenos grupos
3- 7 cobras
material: 2 dados, lápis e papel
conteúdo: soma de dados, leitura e grafia de números
Escreve-se a seqüência numérica na folha de papel (2 a 12). Na sua vez de
jogar, o jogador soma os dados e marca com um X o número sorteado. Se a
soma der 7, o jogador desenha uma cobra no seu papel. Quem marcar todos
os números primeiro, com o menor número de cobras é o vencedor. Quem
obter 7 cobras sai do jogo.
2
4- Cobra:
Material: folha de papel, 1 ou 2 dados, lápis
conteúdo: seqüência numérica, soma, grafia e identificação de numerais
Joga-se em duplas ou pequenos grupos. Cada um desenha uma cobra dividida
em pedacinhos onde serão escritos os números (1 a 6 – se for jogado com
apenas 1 dado) (2 a 12 se com 2). Na sua vez de jogar, o participante joga os
dados e faz um X ou pinta o pedacinho da cobra que contém a quantia
sorteada. Ganha quem pintat a cobra primeiro.
5- Jogo dos pontos
material: folha de papel
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